Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Pesquisa em Foco é uma revista semestral da Universidade Estadual do Maranhão que publica artigos científicos, notas de pesquisa e relatos de caso na área de Educação e Ensino. Artigos de revisões só quando solicitados. Ocasionalmente, trabalhos apresentados em simpósios, congressos e similares são publicados como suplementos. A submissão de um artigo requer que este não tenha sido publicado anteriormente (exceto na forma de resumo) e que não esteja sendo considerado para publicação em outra revista. No processo de publicação os artigos são avaliados pelo Conselho Editorial e por consultores ad hoc. O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. Os artigos que não estiverem de acordo com as instruções da revista serão devolvidos aos autores para reformulação.

TIPOS DE MANUSCRITOS
O artigo científico deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução; Materiais e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências. No máximo de 20 páginas.
A nota de pesquisa deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Texto (sem subdivisões, mas com introdução; metodologia; resultados e discussões e conclusão, podendo ter tabelas e/ou figuras); Referências. No máximo 10 páginas.
O relato de caso deve conter os seguintes tópicos Título (português e inglês) resumo, palavra chave, abstract e key words. Introdução; Casuística; Discussão e Conclusões (quando pertinentes). No máximo de 8 páginas.
O artigo de revisão deverá conter os seguintes tópicos: Título (português e inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução; Desenvolvimento; Conclusão; Referências. No máximo 25 páginas. Este tipo de manuscrito poderá ser publicado desde que previamente proposto e aprovado pelo Conselho Editorial ou por ele solicitado.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resumos de Teses e Dissertações

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Casos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de Pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

No processo de publicação os artigos são primeiramente avaliados pelo Comitê Editorial e posteriormente por consultores ad hoc. No caso de pareceres contraditórios, um terceiro parecer será solicitado. Os trabalhos são enviados para avaliação sem o nome dos autores. O conteúdo dos artigos é de exclusiva responsabilidade dos autores. Os artigos que não estiverem de acordo com as instruções para os autores serão devolvidos para reformulação.
Após essa seleção, o artigo será enviado a dois consultores ad hoc, os quais apresentarão seus pareceres em trinta dias comportando três possibilidades: aceitação integral; aceitação com alterações ou recusa. Em caso de aceitação com alteração, o autor terá o prazo de vinte dias a partir da devolução do texto para enviar o trabalho com as alterações indicadas. Caso não sejam feitas as alterações o artigo será recusado. Em caso do aceite será indicado se o trabalho será publicado como artigo completo, nota de pesquisa ou relato de caso.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...