Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista PESQUISA EM FOCO?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Para todos os tipos de artigos, antes das referências e, quando pertinente, deverá ser descrito a aprovação pela Comissão de Ética e Biossegurança.
Agradecimentos é um tópico opcional, iniciando pelos agradecimentos a pessoas, instituições ou agências de fomento. Deve vir após resultados e discussão.
Os nomes dos autores deverão ser colocados por extenso, abaixo do título, um ao lado do outro, seguido de números romanos subscritos, que serão repetidos no rodapé com a afiliação de cada autor (departamento, instituição, cidade, estado, país). Indicar o autor para correspondência com endereço completo e e-mail, obrigatoriamente.
As seções que compõe os artigos (título, resumo, etc) devem estar centralizadas, em negrito e em maiúscula.
O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, com as margens 2,5 cm superior; 2,5 cm inferior; 3,5 cm esquerda e 2,5 cm direita, respectivamente. As páginas devem ser numeradas sequencialmente.
O resumo deve conter no máximo 250 palavras, contendo informações precisas e sem referências. Deve sumarizar os objetivos, material e métodos, resultados e conclusões. O abstract deve corresponder à tradução do resumo.
Palavras-chave e Key words no máximo de 6, em ordem alfabética, em letras minúsculas e separadas por vírgula.
Abreviaturas, símbolos e unidades devem ser escritos de acordo com as normas internacionais e na ausência destas, as normas nacionais correspondentes.
Figuras (mapas, gráficos, fotografias, esquema, etc.) deverão ser numeradas em algarismo arábicos seqüenciais. As figuras devem apresentar boa qualidade para manipulação digital. Fotos escaneadas deverão ter resolução de no mínimo 300 dpi e estarem no formato JPG.
Tabelas deverão ser numeradas com algarismo arábico seqüenciais.
Tabelas e figuras devem ser numeradas seqüencialmente em algarismos romanos e apresentadas logo após a chamada no texto. No texto use a palavra abreviada (Tab. 1, Fig. 1).
Os símbolos devem ser definidos no texto. As equações matemáticas que forem mais longas do que a largura do texto devem ser reformuladas para caber em uma ou mais linhas, de modo a caber na largura da página. Utilizar potências fracionárias em vez de sinais de raiz. Uma barra (/) em vez de uma linha horizontal para as frações. Não apresentar as expressões matemáticas ao longo do texto, como parte de uma sentença, mas digitá-las em linhas separadas. Os números que identificam as expressões matemáticas devem vir entre parênteses. Mencionar as equações no texto como Eq (1) ou, se no início da frase, como Equação (1). As equações devem ser geradas por softwares apropriados.
As citações no texto deverão obedecer aos seguintes critérios:
Citações de autores no texto, quando os nomes dos autores fazem parte do texto menciona-se a data da publicação entre parênteses, conforme exemplos:
Autoria única: (MENDES, 2002) ou Mendes (2002)
Dois autores: (MENDES e SANTOS, 2008) ou Mendes e Santos (2008)
Mais de dois autores: (MENDES et al., 2008) ou Santos et al. (2008)
Mais de um trabalho citado: (MENDES, 2000; SILVA et al., 2001; CARDOSO e SANTOS, 2008) ou Mendes, 2000; Silva et al., 2001; Cardoso e Santos, 2008, em ordem cronológica ascendente.
Citações textuais de até três linhas devem vir incorporadas ao parágrafo, transcritas entre aspas, seguidas o sobrenome do autor da citação, ano de publicação e número da página, entre parênteses.
Citações textuais com mais de três linhas devem aparecer em parágrafo isolado, utilizando-se recuo na margem esquerda, em letra 11, sem aspas, terminando na margem direita do manuscrito.
Nas referências usar os seguintes estilos: Referências: A lista de referências deverá ser apresentada em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, sem numeração, registrando-se o nome de todos os autores, usando as normas da ABNT (NBR 6023/2002) simplificada conforme exemplos:


Livro: no todo
LEVINE, J. D. Veterinary Protozoology. Ames: ISU Press, 1985, 414 p.

Livro: autor diferente para livro e capítulo
FENNER, W. R. Avaliação neurológica dos pacientes. In: ETTINGER, S. J. Tratado de Medicina Interna Veterinária. São Paulo: Manole, 1992, p. 577-606.

Livro: mesmo autor para livro e capítulo
LAVIN, L. M. Small Animal Forelimb. In: LAVIN, L. M. Radiography in Veterinary Technology. Philadelphia: Saunders, 1999, p. 149-167.

Artigo:
BUGG, R. J.; ROBERTSON, I. D.; ELLIOT, A. D.; TOMPSON, R. C. A. Gastrointestinal parasites of urban dogs in Perth, Western Australia. Veterinary Journal, v. 157, n. 3, p. 295-301, 1999.

Trabalhos em Congressos:

Anais:
TOTINO, P. R. R.; RICCIO, E. K. P.; NEVES, Jr. I.; CORTE-REAL, S.; DANIEL-RIBEIRO, C. T.; FERREIRA-DA-CRUZ, M. F. Estudo comparativo de métodos de ultra-estrutura e de citometria de fluxo para a quantificação da apoptose. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 18, 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: SBP, 2002, p. 25.


Tese, dissertação:
ARAUJO, M. M. Aspectos ecológicos dos helmintos gastrintestinais de caprinos do município de Patos, Paraíba– Brasil. 2002. 40 p. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.

Documento eletrônico / sites
CDC. Epi Info, 2002. Disponível em: http://www.cdc.gov/epiinfo/ei2002.htm. Acesso em: 10 jan. 2003.

SILVA, R. W; OLIVEIRA, R. Os limites do paradigma de qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4, 1996, Recife. Anais eletrônicos... Recife: UFPE, 1996, Disponível em: http://www.propesq.ufpe.br/anais/educ/ce04.htm. Acessado em 21 de janeiro de 1997.

Cd_Rom:
JESUS, V. L. T.; PEREIRA, M. J. S.; ALVES, P. A. M. Susceptibilidade de raças bovinas a tricomonose genital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA VETERINÁRIA, 12, 2002, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CBPV, 2002. 1 CD-ROM.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final, para arquivos até 2MB. Caso ultrapasse, colocar figuras e tabelas em outros arquivos, sem ultrapassar o mesmo tamanho.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.