AS ABORDAGENS PÓS-CRÍTICAS EM PESQUISA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DO ‘ATOR PLURAL’ DE BERNARD LAHIRE

Autores

  • Shirlei de Souza Corrêa
  • Cássia Ferri
  • Janara Cunha Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1010

Resumo

Este trabalho objetiva discutir a socialização dos atores, a singularidade das ações e as implicações destas dimensões na compreensão dos fatos sociais a partir da abordagem qualitativa de pesquisa em educação. Contextualiza o surgimento das teorias pós-críticas em pesquisa e segue com a análise dos possíveis desafios encontrados na utilização destas novas tendências metodológicas no campo da pesquisa educacional. Como resultado desta discussão, afirmamos a importância do pesquisador em reconhecer-se como ator plural, para avistar a pluralidade e encorajar-se à experimentação, à curiosidade, à historicidade e à crítica frente à pesquisa realizada. Palavras-chave: pesquisa educacional, teorias pós-críticas, socialização. THE APPROACHES POST-CRITICAL IN EDUCACIONAL RESEARCH FROM THE PERSPECTIVE OF ‘MAN PLURAL’ BY BERNARD LAHIRE ABSTRACT In this work the author analyzes the factors that determine the actions or the performances of the subjects in the society, under the perspective of socialization in which they are subjected during his life. This work is structured, therefore, from a synthesis of the ideas in the work, the respect of the socialization of the actors, the singularity of the actions and the implications of these dimensions in understanding of social facts. Contextualizes the emergence of post-critical theories in research and follows the analysis of the challenges encountered in using these new methodological trends in the Field of educacional research. Keywords: educational research, post-critical theories, socialization.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Corrêa, S. de S., Ferri, C., & Ferreira, J. C. (2015). AS ABORDAGENS PÓS-CRÍTICAS EM PESQUISA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DO ‘ATOR PLURAL’ DE BERNARD LAHIRE. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1010

Edição

Seção

Artigos