COLEÇÃO OSTEOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMA, SÃO LUÍS-MA

Autores

  • Waleska Torres Alencar
  • Lígia Almeida Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1011

Resumo

As coleções osteológicas são ferramentas fundamentais para o conhecimento e comparação dos animais vertebrados representando um recurso didático interessante no estudo da anatomia. Este trabalho teve por objetivo conhecer a percepção dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas sobre a utilização da osteoteca na disciplina Anatomia Comparada de Vertebrados. Para 95% dos entrevistados o aprendizado em osteologia a partir da utilização dos modelos anatômicos foi considerado muito bom ou bom enquanto 60,39% citaram a relevância da coleção para a realização de aulas práticas, conhecimento das estruturas anatômicas além da possibilidade de propiciar o conhecimento anatômico por meio de sua utilização em exposições, mostras científicas ou visitações de discentes provenientes de escolas de ensino fundamental e médio, despertando o interesse e a vocação para área das Ciências Biológicas. Palavras-chave: osteologia, modelos didáticos, aprendizagem. OSTEOLOGICAL COLLECTION AS A RESOURCE TEACHING IN THE PRACTICAL COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES UEMA, SAINT LOUIS -MA ABSTRACT The osteological collections are essential tools for knowledge and comparison of vertebrates representing na interesting didatic resouce in the study of anatomy. This study aimed to know the perception of Biological Sciences Course academics on the use of osteoteca discipline Comparative Anatomy of Vertebrates. For 95% of respondentes learning in osteology from the use of anatomical models was considered good orvery good while 60,39% cited the importance of collection for conducting practical classes, knowledge of anatomical structures and the possibility of providing knowledge anatomical through its use in exhibition, scientific exhibition or visitation of students from elementar andhigh school, arousing the interest and talento for the field of Biological Sciences. Keywords: osteology, didatic, models, learning.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Alencar, W. T., & Pereira, L. A. (2015). COLEÇÃO OSTEOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMA, SÃO LUÍS-MA. PESQUISA EM FOCO, 20(2). https://doi.org/10.18817/pef.v20i2.1011

Edição

Seção

Artigos