EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O PERÍODO DO DEFESO DA PESCA: UMA ABORDAGEM NA ESCOLA E COM FAMILIARES DOS ESTUDANTES DE UMA COMUNIDADE PESQUEIRA DO MARANHÃO, BRASIL

Autores

  • Lucenilde Carvalho de Freitas Universidade Estadual do Maranhão
  • Ana Paula Pereira Viana Universidade Estadual do Maranhão
  • Ticianne de Sousa de Oliveira Mota Andrade Universidade Estadual do Maranhão
  • Jonatas da Silva Castro Universidade Estadual do Maranhão
  • Wanda dos Santos Batista Universidade Estadual do Maranhão
  • Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1122

Resumo

A pesca é uma atividade muito praticada no litoral maranhense. O município de Raposa é uma das comunidades pesqueiras com o maior número de pescadores do Maranhão. Os pescadores dessa região já demonstram preocupação com a sobrepesca e a diminuição das espécies nobres. Tal fato ressalta a necessidade de se realizar atividades de educação ambiental nas escolas desta comunidade, visando atingir um maior número de atores sociais envolvidos com a pesca. Nesta pesquisa objetivamos desenvolver ações educativas com estudantes de ensino fundamental sobre o “período do defeso da pesca” das espécies de interesse econômico na comunidade pesqueira do município de Raposa. As ações educativas foram extensivas aos familiares dos estudantes que atuam na pesca da região. Inicialmente foram realizadas entrevistas informais e semiestruturadas com os estudantes e com seus familiares atuantes na pesca da região. Nesse momento foram abordados temas como: espécies capturadas, período do defeso, reprodução e conservação das espécies. Posteriormente, foram realizadas ações educativas, tais como aulas, jogos e brincadeiras educativas nas escolas, bem como palestras e oficinas em espaços públicos da comunidade. Os resultados evidenciaram que os participantes da pesquisa desconheciam aspectos da legislação sobre o período de defeso das espécies econômicas locais. Todavia, os pescadores mostraram conhecimento aprofundado sobre as épocas de reprodução das espécies de peixes que ocorrem na região. Os estudantes sugeriram ações de conservação do ambiente, tais como “parar de poluir” e “diminuir a pesca”. As oficinas realizadas nos espaços públicos foram apontadas como sendo atividades importantes a serem realizadas pela comunidade durante o período de parada da pesca (período do defeso), a fim de aumentar a renda para as famílias e fortalecer a ideia do respeito pelo período de reprodução dos peixes. Palavras-chave: Percepção Ambiental, família pescadora, pesca marinha. ENVIRONMENTAL EDUCATION FOR THE PERIOD OF THE FISHERIES CLOSED: AN APPROACH IN SCHOOL AND WITH FAMILY MEMBERS OF STUDENTS FROM A FISHING COMMUNITY OF MARANHÃO, BRAZIL ABSTRACT Fisheries are a widely practiced activity in Maranhão coast. The city of Raposa is one of the fishing communities with the highest number of fishermen in Maranhão. The fishermen of the region have already shown concern about overfishing and the decline of the noble species. This fact highlights the need to carry out environmental education activities in schools of this community, seeking to reach a greater number of social actors involved in fishing. In this research we aimed to develop educational activities with basic education students about "closed period of fishing" species economically important in the fishing community in the municipality of Raposa. Educational activities were extended to families of students who work in the fisheries. Initially were conducted informal and semi-structured interviews with students and their families working in the fisheries. At that moment were addressed topics such as species caught, closed period, reproduction and conservation of species. Subsequently, educational activities were carried out such as lessons, games and educational play in schools, as well as lectures and workshops in public spaces in the community. The results showed that the research participants were unaware of aspects of the legislation on the closure period of local economic species. However, the fishermen showed depth knowledge about breeding seasons of fish species that occur in the region. Students suggested environmental conservation actions, such as "stop polluting" and "reduce the catch." The workshops offered in public spaces have been identified as important activities to be undertaken by the community during the fisheries stop period (closed period) in order to increase the rent for families and enhance the idea of respect for the breeding season of fishes. Keywords: Environmental perception, fisher family, marine fisheries.

Biografia do Autor

Lucenilde Carvalho de Freitas, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Ana Paula Pereira Viana, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Ticianne de Sousa de Oliveira Mota Andrade, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Jonatas da Silva Castro, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Wanda dos Santos Batista, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, Universidade Estadual do Maranhão

Professora do Departamento de Química e Biologia (DQB), coordenadora do Mestrado em Recursos Aquáticos e Pesca (PPGRAP) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

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Publicado

2016-07-08

Como Citar

Freitas, L. C. de, Viana, A. P. P., Mota Andrade, T. de S. de O., Castro, J. da S., Batista, W. dos S., & Neta, R. N. F. C. (2016). EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O PERÍODO DO DEFESO DA PESCA: UMA ABORDAGEM NA ESCOLA E COM FAMILIARES DOS ESTUDANTES DE UMA COMUNIDADE PESQUEIRA DO MARANHÃO, BRASIL. PESQUISA EM FOCO, 21(1). https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1122

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