ANÁLISE COMPARATIVA DE CONCEPÇÃO SOBRE ECOSSISTEMA MANGUEZAL ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PRIVADA E PÚBLICA NA AMAZÔNIA, BRASIL

Calebe Maia, Fabricio Lemos Siqueira Mendes, Yuri Pimentel de Almeida, Hugo César da Silva Santos, Franciele Sidonio Batista, Mauro Márcio da Silva Tavares

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido com objetivos de levantar, analisar e comparar concepção de alunos do ensino médio em escolas privada e pública na região amazônica, a respeito de um ecossistema com ampla ocorrência em áreas do litoral amazônico, o ecossistema manguezal, ambiente que vem sofrendo grandes alterações em seu estado natural. Um questionário elaborado com as características do ambiente de manguezal foi utilizado como ferramenta para obtenção dos dados nas escolas. Estes dados foram inseridos em planilhas eletrônicas e submetidos à análise de frequência relativa. Os resultados revelaram que os alunos de ambas as escolas têm conhecimentos a respeito das características dos manguezais, porém os índices da rede pública de ensino foram inferiores, quando comparados aos da rede privada de ensino, principalmente em questões relacionadas à diferença entre as definições de mangue e manguezal, abordagem de professores sobre o tema em sala de aula e a importância ambiental e socioeconômica das áreas de mangue. Nesse sentido, observa-se a importância da intervenção de atividades de Educação, de maneira interativa em sala de aula ou em campo, para melhor elucidar as características dos manguezais para os alunos, principalmente os da rede pública de ensino.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Percepção ambiental. Manguezal.

COMPARATIVE ANALYSIS OF CONCEPTION OF MANGROVE ECOSYSTEM BETWEEN HIGH SCHOOL STUDENTS FROM PRIVATE AND PUBLIC SCHOOLS IN THE AMAZON, BRAZIL

Abstract

This work was developed with aims to raise, analyze and compare the conception of middle school students in private and public schools in the Amazon region, about an ecosystem with wide occurrence in the Amazon coastal areas, mangrove ecosystem, environment that comes suffering major changes in its natural state. A questionnaire prepared with the mangrove environment characteristics was used as a tool to obtain data in schools. These data were entered into spreadsheets and submitted to the relative frequency analysis. The results revealed that students from both schools have knowledge about the characteristics of mangroves, but the contents of the public school system were lower when compared to the private schools, mainly on issues related to the difference between the definitions of mangrove and mangrove ecosystem, teachers approach on the subject in the classroom and the environmental and socio-economic importance of mangrove areas. In this sense, there is the importance of education activities of intervention, interactively in the classroom or in the field, to further elucidate the characteristics of mangroves for students, especially those from public schools.

Keywords: Environmental Education. Environmental perception. Mangrove.

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