EDUCAR PELA PESQUISA E O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

Adriana Weber, Suelen Bonfim Nobre

Resumo


RESUMO

Este artigo buscou analisar a visão de docentes de Ciências Naturais quanto às potencialidades e limitações da proposta do Educar pela Pesquisa, no âmbito do Ensino Fundamental. A investigação envolveu professoras dos anos iniciais da Educação básica, de uma escola municipal, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Sul. A abordagem qualitativa contemplou aspectos metodológicos da Pesquisa-ação, tendo como objetivo principal investigar as contribuições dos princípios educativos do Educar pela Pesquisa e da vivência em oficinas pedagógicas, como forma de qualificação da prática docente. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um diário de campo e um questionário semiestruturado. As oficinas desenvolvidas abordavam os seguintes temas: fundamentos e conceitos; o professor-pesquisador e ações pedagógicas interdisciplinares. A partir dos resultados pôde-se inferir que as metodologias utilizadas nos encontros proporcionaram ao grupo o reconhecimento de conceitos relacionados à Pesquisa, como prática pedagógica cotidiana, com destaque para o questionamento reconstrutivo, a argumentação lógica, a comunicação/divulgação científica e a exploração de produções próprias. Cumpre destacar-se ainda que o processo de formação continuada possibilita a socialização de estratégias educativas construtivistas e o compartilhamento de experiências envolvendo a atividade pesquisatória em sala de aula.

Palavras-chave: Educação pela Pesquisa. Formação de Professores. Práticas Educativas.

EDUCATION THROUGH RESEARCH AND TEACHING OF SCIENCE: A LOOK AT CONTINUED TEACHING TRAINING

ABSTRACT

This article aims to analyze the view of Natural Sciences teachers on the potentialities and limitations of the proposal of Educate for Research, within the framework of Elementary Education. The investigation involved teachers from the initial years of Basic Education, from a municipal school located in the contryside of State of Rio Grande do Sul. The qualitative approach contemplated methodological aspects of Action Research, whose main objective was to investigate the contribution of the educational principles of Educate by the Research and the experience in pedagogical workshops, as a form of qualification of the teaching practice. As data collection instruments, a field diary and a semi-structured questionnaire were used. The workshops developed covered the following themes: fundamentals and concepts; The teacher-researcher and interdisciplinary pedagogical actions. From the results, it can be inferred that the methodologies used in the meetings provided the group with the recognition of concepts related to research, as everyday pedagogical practice, with emphasis on reconstructive questioning, logical argumentation, scientific communication / dissemination and exploration of own productions. It is also worth noting that the process of continuous formation provided the socialization of constructivist educational strategies and the sharing of experiences involving the research activity in the classroom.

Keywords: Education through research, Teacher training, Educational practices.

Texto completo:

PDF