(RE)VISITANDO A LITERATURA QUE TRATA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS)

Sandra Regina Rodrigues dos Santos

Resumo


RESUMO

A literatura que trata da Formação de professores, seja internacional seja nacional ressalta ser a docência uma atividade complexa envolvendo saberes e fazeres, inerentes a essa atividade; os dilemas enfrentados pelos professores, no tocante a sua própria profissionalização que carece de maior reconhecimento; os diferentes modelos de formação desses profissionais; as propostas curriculares para formação de docentes; a relação entre teoria e prática; a articulação entre os componentes da formação inicial; as exigências da formação continuada. A par dos dilemas e embates travados sobre e no campo da Educação e da Formação dos professores, fica evidenciada nos discursos de estudiosos sobre o campo da formação de professores a necessidade de novos estudos sobre estas questões, pois o campo da formação de professores continua sendo alvo de análises e embates, considerando-se que, no atual contexto, o (a) professor (a) é cada vez mais exigido (a) para o desempenho de outras funções (gestão escolar, coordenação escolar, educação especial, educação de jovens e adultos, etc.). Portanto, é nesse contexto que podemos falar da importância da formação do(a) professor(a) na relação com o cotidiano da sala de aula e como o desempenho da ação do professor tem ligação com as finalidades políticas da disciplina que ministra e com a condução didático-metodológica do seu processo. Considera-se, a par dessas colocações, que é necessária uma revisão do currículo proposto para a formação dos futuros professores (as), bem como é preciso discernimento sobre o papel docente na sala de aula, na condução do currículo real ou interativo.
Palavras-chave: Formação de Professores; Autonomia; Identidade e Reflexão.

ABSTRACT

The literature on teacher education, whether international or national, emphasizes: teaching as a complex activity involving knowledge and actions that are inherent to this activity; The dilemmas faced by teachers in regard to their own professionalization that needs to be further recognized; The different training models of these professionals; Curricular proposals for teacher training; The relation between theory and practice; The articulation between the components of the initial formation; The requirements of continuing education. In addition to the dilemmas and clashes that have arisen over and in the field of teacher education and training, it is evident in the discourses of scholars on the field of teacher education, the need for further studies on these issues, since the field of teacher education continues (School management, school co-ordination, special education, youth and adult education, etc.). In this context, the teacher is increasingly required to perform other functions. Therefore, it is in this context that we can speak about the importance of the teacher's formation in the relation with the everyday of the classroom and how the performance of the teacher's action is linked to the political purposes of the discipline that minister and with the Didactic-methodological conduction of its process. It is considered, along with these settings, that a revision of the curriculum proposed for the training of future teachers is necessary, as well as a discernment about the teaching role in the classroom, in the conduction of the real or interactive curriculum.

Keywords: Teacher training; autonomy; Identity and reflection.

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