A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DE PAULO FREIRE ÀS METAS DO PNE

Marcos Teles Nunes, Ana Paula Domingos Baladeli

Resumo


RESUMO
A Educação de Jovens e Adultos EJA consiste em expandir o ensino fundamental e médio para pessoas que não tiveram oportunidade de estudo na idade correta, respeitando as singularidades da educação de alunos adultos. No contexto das políticas públicas, a modalidade EJA desperta diferentes reflexões visto que, historicamente, tem encontrado dificuldades para consolidar-se em termos de reconhecimento social. Esta pesquisa bibliográfica tem o objetivo de analisar a modalidade EJA no contexto das pesquisas sobre do PNE. Os dados indicam que a EJA tem sofrido com o descaso das políticas públicas, estas que se apresentam pouco efetivas na inserção e permanência do aluno jovem e adulto na escola. Além disso, destacamos o desafio de compreensão da função social da modalidade como oportunidade formativa que demanda professores qualificados e conscientes das especificidades da Alfabetização de Jovens e Adultos.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Plano Nacional de Educação; Paulo Freire.

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