METODOLOGIAS E RECURSOS UTILIZADOS EM AULAS PARA ENSINAR QUÍMICA: ESTADO DA ARTE EM ATAS DO ENPEC (2007-2015)

Meliana Silva de Almeida, Marcelo Franco Leão

Resumo


RESUMO
Na Contemporaneidade, saber como ensinar Química e para que serve este estudo é tão importante quanto saber o que se ensinar, ou seja, os conceitos da área. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento das metodologias de ensino empregadas em aulas de Química, cujas experiências pedagógicas foram publicadas nas últimas cinco atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). De caráter descritivo e exploratório, essa pesquisa básica caracteriza-se como um levantamento tipo estado da arte, cuja abordagem é mista. Para coletar dados, a análise bibliográfica foi necessária, pois os objetos do estudo foram os trabalhos publicados nas atas desse evento. Ao todo, foram encontrados 67 trabalhos envolvendo diversas metodologias de ensino e recursos didáticos para aulas de química, sendo as mais incidentes: as práticas experimentais com materiais alternativos, o uso de softwares educacionais, a elaboração de mapas conceituais, o uso de jogos didáticos como os de cartas, tabuleiro, jogos midiáticos, aulas que utilizaram tecnologias digitais da informação e da comunicação, entre outras. Os resultados demonstram a importância da utilização de metodologias diferenciadas em sala de aula e o quanto o ensino de Química pode ser favorecido de acordo com os trabalhos analisados.
Palavras-chave: Aulas Inovadoras; Ensino de química; Materiais alternativos.

Texto completo:

PDF