DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ACADÊMICOS DE HISTÓRIA

Bruna da Silva Cardoso, Dernival Venâncio Ramos Júnior, Rosária Helena Ruiz Nakashima

Resumo


RESUMO
Este trabalho expressa os resultados e as reflexões empreendidas em uma pesquisa de iniciação científica, realizada entre 2014 e 2015, sobre histórias de vida de acadêmicos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Fizemos o uso da metodologia da História Oral e analisamos nos relatos qual a relação docência e formação para os sujeitos da pesquisa, identificando o perfil dos professores em formação inicial. A partir das análises dos relatos, concluímos que a escolha pela licenciatura ocorreu pelas condições financeiras e sociais em que se encontravam e se encontram os acadêmicos. Eles estabeleceram relações entre docência e formação e reconheceram a importância da profissão docente e do curso de História em suas vidas.
Palavras-chave: Histórias de vida; Docência; Formação Inicial.

Texto completo:

PDF