DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ACADÊMICOS DE HISTÓRIA

Autores

  • Bruna da Silva Cardoso Universidade Federal do Tocantins
  • Dernival Venâncio Ramos Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Rosária Helena Ruiz Nakashima Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1505

Resumo

RESUMO Este trabalho expressa os resultados e as reflexões empreendidas em uma pesquisa de iniciação científica, realizada entre 2014 e 2015, sobre histórias de vida de acadêmicos do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína. Fizemos o uso da metodologia da História Oral e analisamos nos relatos qual a relação docência e formação para os sujeitos da pesquisa, identificando o perfil dos professores em formação inicial. A partir das análises dos relatos, concluímos que a escolha pela licenciatura ocorreu pelas condições financeiras e sociais em que se encontravam e se encontram os acadêmicos. Eles estabeleceram relações entre docência e formação e reconheceram a importância da profissão docente e do curso de História em suas vidas. Palavras-chave: Histórias de vida; Docência; Formação Inicial.

Biografia do Autor

Bruna da Silva Cardoso, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT). Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Dernival Venâncio Ramos Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História. Professor do Colegiado de História da UFT/Araguaína e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT). Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Rosária Helena Ruiz Nakashima, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação. Professora do Colegiado de História da UFT/Araguaína e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT/UFT). Universidade Federal do Tocantis, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Cardoso, B. da S., Júnior, D. V. R., & Nakashima, R. H. R. (2017). DOCÊNCIA E FORMAÇÃO: HISTÓRIAS DE VIDA DE ACADÊMICOS DE HISTÓRIA. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1505

Edição

Seção

Artigos