PARTICIPAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UM CEIM MUNICIPAL DE FÁTIMA DO SUL/MS

Autores

  • Andréia Vicência Vitor Alves Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Taysmary Matos Andrade Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1506

Resumo

RESUMO Este trabalho teve como objetivo analisar a participação dos professores em um Centro de Educação Infantil de Fátima do Sul/MS (CEIM). Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa, por meio da análise bibliográfica, documental e de conteúdo. Concluímos que, com a efetiva participação docente na instituição nas discussões, tomadas de decisões e na execução das ações, alguns mecanismos da gestão democrática como a descentralização, participação dos professores, transparência, diálogo e trabalho coletivo vêm-se materializando no CEIM. Palavras-chave: Educação Infantil; Gestão Democrática; Participação.

Biografia do Autor

Andréia Vicência Vitor Alves, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e professora adjunta na Faculdade de Educação da UFGD.

Taysmary Matos Andrade, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Pedagogia e especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Alves, A. V. V., & Andrade, T. M. (2017). PARTICIPAÇÃO DOCENTE: UM OLHAR SOBRE UM CEIM MUNICIPAL DE FÁTIMA DO SUL/MS. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1506

Edição

Seção

Artigos