A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Raimundo José Barbosa Brandão, Raimundo Luna Neres

Resumo


A Importância das relações afetivas entre professor e aluno no processo cognitivo de ensino
e aprendizagem em Matemática no ensino fundamental foi o principal objetivo desse
trabalho. Este estudo iniciou-se através de uma revisão de literatura que teve como foco
avaliar a importância de se construir relações afetivas entre os sujeitos (professor - aluno)
para que se efetive a aprendizagem em componentes curriculares, como a Matemática, que
exige, além de definições formais, escolha de estratégias para despertar a motivação e gosto
da criança pelas Matemáticas, por este ramo da Ciência. São destacadas as contribuições de
afetividade do professor para com o aluno, dos vínculos familiares e da afetividade como
elemento influenciador na aprendizagem. Esta pesquisa teve uma abordagem qualitativa com
metodologia de pesquisa de campo consubstanciada pela investigação bibliográfica. Os dados
revelam que, quanto maior for à afetividade entre professor e aluno melhor será a
aprendizagem escolar e esta se encontra associada a uma melhor formação do docente que
contemple os saberes necessários ao oficio de ensinar nesse nível de ensino.
Palavras - chave: Ensino e Aprendizagem; Afetividade; Motivação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18817/pef.v23i1.1651