PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM EXPERIMENTOS POR ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO MANEIRA DE APRENDER CONCEITOS INICIAIS DA QUÍMICA

Willian Inocêncio dos Santos, Marcelo Franco Leão

Resumo


As Tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e este é um aspecto que precisa ser considerado pelo professor ao planejar suas aulas. Assim, este estudo teve como objetivo potencializar o aprendizado de conceitos iniciais da Química por meio da produção de vídeos que envolvam experimentos com material concreto. A intervenção pedagógica foi desenvolvida no ano letivo de 2017, junto a quatro estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental do Colégio Millenium, durante as aulas de Ciências. Essa escola é particular e fica localizada no município de Confresa/MT. Para essa produção dos vídeos, cada estudante recebeu determinado assunto para desenvolver uma atividade experimental e, ao gravar, explicar os conceitos da Química envolvidos. Os estudantes foram orientados a elaborar um roteiro, a testarem o experimento, a observarem as condições de iluminação e acústica do local da gravação, além de serem instruídos sobre como realizar a edição dos vídeos antes da socialização que ocorreu com a turma. As ações desenvolvidas envolveram o estudo de conceitos teóricos, a realização de atividades práticas com material alternativo, a observação de vídeos de experimentos e a produção de novos vídeos pelos próprios estudantes, situação em que foram os verdadeiros protagonistas do aprendizado. Pelo envolvimento e empenho dos estudantes no desenvolvimento dessa intervenção pedagógica e pelos vídeos produzidos foi possível afirmar que o desenvolvimento dessas duas estratégias realização de experimentos e produção de vídeos tornou-se exequível proporcionar aos estudantes participantes a construção de aprendizados com significado e a compreensão dos conceitos químicos estudados.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Estratégias de Ensino. Experimentação. Tecnologias. Vídeos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18817/pef.v23i1.1655