ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM AUTISMO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO: COM A PALAVRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Lucas Luiz Nogueira Santos Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Francisca Melo Agapito Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1656

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever como está ocorrendo o atendimento a estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) em escolas públicas de Barra do Bugres/MT e identificar as concepções dos profissionais da Educação sobre o direito subjetivo das pessoas que sofrem desse transtorno neurológico. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, realizada em 2014, a qual envolveu escolas estaduais de ensino comum, APAE e Assessoria Pedagogia desse município. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e foram analisados pela metodologia da análise de conteúdo, cujas categorias préestabelecidas foram: ciência dos casos existentes, disponibilidade de profissionais habilitados, capacitação dos profissionais da educação para desenvolverem o atendimento, forma com que ocorre esse atendimento em sala de aula e busca por parcerias. Constatou-se que apenas uma criança com o transtorno está frequentando a escola comum no município. Todas escolas possuem psicopedagogos, porém são poucos os profissionais da Educação que receberam formação específica para desempenhar o atendimento ao estudante com TEA. É notório o esforço por parte da escola em receber o estudante com espectro autista, mesmo sem estar devidamente capacitada e adequada para tornar esse atendimento possível. A escola comum também busca apoio na APAE, porém falta o apoio do Estado que se omite de sua responsabilidade quanto à inclusão, pois não basta conter o termo escrito nas Políticas educacionais mas, sim, implementá-las. Logo, é preciso avançar nessa discussão para que ocorra uma educação de qualidade em uma escola que seja inclusiva, efetivamente todos caibam. Palavras-chave: Autismo. Transtorno. Educação Especial. Educação inclusiva.

Biografia do Autor

Lucas Luiz Nogueira Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Universidade do Estado de Mato Grosso. Graduado em Matemática pela UNEMAT. Professor de Matemática da SEDUC/MT.

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduado em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Pós-graduado em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira (UFMT). Mestre em Ensino (UNIVATES). Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do IFMT Campus Confresa.

Francisca Melo Agapito, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão. Graduada em Pedagogia (UDESC). Pós-graduada em Libras (FAPAF) e em Metodologia do Ensino Superior (UEMA). Mestra e doutoranda em Ensino (UNIVATES). Professora da UFMA.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Santos, L. L. N., Leão, M. F., & Agapito, F. M. (2018). ATENDIMENTO A ESTUDANTES COM AUTISMO EM UM MUNICÍPIO DE MATO GROSSO: COM A PALAVRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1656

Edição

Seção

Artigos