PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: FORTALECIMENTO, VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Autores

  • Amós Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Fernanda dos Santos Alencar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1657

Resumo

Neste artigo objetivou-se analisar como as atividades realizadas no Centro de Atendimento ao Idoso em Toritama/Pernambuco se caracterizavam como práticas educativas engajadas em uma perspectiva de Educação Popular, bem como paralelamente entender como a dimensão político-pedagógico e epistemológico da educação popular contribuem no desencadeamento de reflexões e ações pautadas na consolidação dos direitos do coletivo Idoso. Realizou-se um percurso teórico visando nortear a compreensão acerca da condição do Idoso na sociedade contemporânea/capitalista e sobre as bases epistêmicas presentes nas propostas educativas ancoradas na Educação Popular. Fora realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa tendo como lócus as atividades realizadas com os Idosos do Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os resultados apontaram que apesar da não intencionalidade direta as atividades eram subsidiadas pelas demarcações teóricas da Educação Popular, visto que nas ações desenvolvidas (palestras, atividades artesanais, danças, etc.) o espaço pesquisado contribui de fato para o benefício social de camadas populares, possuindo, portanto, umas das características essenciais da educação popular que é a sua concepção e compromisso de classe ligada organicamente com a inclusão social do movimento popular, neste caso o dos Idosos. Palavras-chave: Educação Popular; Envelhecimento Ativo; Práticas Educativas; Idosos.

Biografia do Autor

Amós Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e é membro do GEECAMPO (Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo), e do Grupo de Pesquisa Formação de Professorr e Profissionalização Docente (UFPE/CAA). Desenvolvendo pesquisas acadêmicas para os referidos grupos de pesquisa e estudo, bem como para disciplinas obrigatórias.

Maria Fernanda dos Santos Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Del Mar (UDELMAR-CHILE). Professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Formação Docente – Curso de Licenciatura em Pedagogia. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (CCSA/UFPE). Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Quilombola (GEPECQ-CNPQ). Membro da diretoria do Centro Paulo Freire: Estudos e Pesquisa.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Silva, A. S., & Alencar, M. F. dos S. (2018). PRÁTICAS EDUCATIVAS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR: FORTALECIMENTO, VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1657

Edição

Seção

Artigos