A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA PLATAFORMA FREIRE, PROFEBPAR/PARFOR/UFMA: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Grigorio Duarte Neto Universidade Estadual do Maranhão
  • Janick de Lisieux Diniz Serejo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1662

Resumo

Este trabalho visou analisar a contribuição da Psicologia da Educação para o formato da concepção de ensino adotada nos cursos de formação de professores, tomando por base um curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, presencial, oferecida no interior do Estado do Maranhão (município de Timbiras), com professores também de Coroatá, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, analisando-se o projeto pedagógico deste. Foi realizada uma análise documental do projeto político-pedagógico do curso, com foco no conteúdo desenvolvido em sua ementa, estabelecendo-se relações com a prática social a ser encaminhada através do ciclo docente desenvolvido pelo exercício do magistério na Educação Básica, através da demonstração de passos didáticos da concepção histórico-crítica de Educação, os quais podem favorecer tal processo. Realizaram-se roteiros de entrevistas com duas professoras de Educação Básica (uma de Educação Infantil e a outra de Anos Iniciais de Ensino Fundamental), a fim de estabelecer-se um diálogo entre o conteúdo apreendido e aprendido em Psicologia da Educação e a sala de aula de uma escola pública do município de Coroatá – MA. Palavras-chave: Psicologia da Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; Passos Didático-Pedagógicos; Projeto Político-Pedagógico; Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Biografia do Autor

Grigorio Duarte Neto, Universidade Estadual do Maranhão

Pós-graduando em Psicologia da Educação – Universidade Estadual do Maranhão – Núcleo de Tecnologias para Educação. Graduado em Pedagogia/UVA. Especialista em Gestão do Trabalho Pedagógico pela FACINTER e em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Interna cional UNINTER. Pedagogo na Divisão de Graduação e Estágio Curricular, PROEN/UFMA.

Janick de Lisieux Diniz Serejo, Universidade Federal do Maranhão

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Atualmente é professora de Espanhol no Colégio Cristo Rei, Tutora e Orientadora de TCC do Curso de Especialização a Distância em Psicologia da Educação e Secretária na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Orientadora deste estudo.

Downloads

Publicado

2018-07-04

Como Citar

Neto, G. D., & Serejo, J. de L. D. (2018). A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA PLATAFORMA FREIRE, PROFEBPAR/PARFOR/UFMA: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA. PESQUISA EM FOCO, 23(1). https://doi.org/10.18817/pef.v23i1.1662

Edição

Seção

Artigos