A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA PLATAFORMA FREIRE, PROFEBPAR/PARFOR/UFMA: ANÁLISE DE UM PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE PEDAGOGIA

Grigorio Duarte Neto, Janick de Lisieux Diniz Serejo

Resumo


Este trabalho visou analisar a contribuição da Psicologia da Educação para o formato da concepção de ensino adotada nos cursos de formação de professores, tomando por base um curso de graduação em Pedagogia, licenciatura, presencial, oferecida no interior do Estado do Maranhão (município de Timbiras), com professores também de Coroatá, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Professores do Plano de Ações Articuladas do Ministério da Educação, analisando-se o projeto pedagógico deste. Foi realizada uma análise documental do projeto político-pedagógico do curso, com foco no conteúdo desenvolvido em sua ementa, estabelecendo-se relações com a prática social a ser encaminhada através do ciclo docente desenvolvido pelo exercício do magistério na Educação Básica, através da demonstração de passos didáticos da concepção histórico-crítica de Educação, os quais podem favorecer tal processo. Realizaram-se roteiros de entrevistas com duas professoras de Educação Básica (uma de Educação Infantil e a outra de Anos Iniciais de Ensino Fundamental), a fim de estabelecer-se um diálogo entre o conteúdo apreendido e aprendido em Psicologia da Educação e a sala de aula de uma escola pública do município de Coroatá MA. Palavras-chave: Psicologia da Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; Passos Didático-Pedagógicos; Projeto Político-Pedagógico; Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18817/pef.v23i1.1662