MANGUEZAL COMO EA DE EDUCAO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PLICA DE S LU, MARANH, BRASIL

Andreia de Lourdes Ribeiro Pinheiro, Hetty Salvino Torres, Adriana do Nascimento Cavalcante, Zafira da Silva de Almeida

Resumo


O ecossistema manguezal apresenta uma importcia constatada, entretanto, verifica-se uma crescente degradao da fauna/flora deste ambiente, provocada por aterros, resuos, especulao imobiliia, dentre outros fatores. Consciente dessas implicaes visou-se contribuir com a minimizao destes impactos e apresentar uma expericia em Educao Ambiental com alunos da quarta sie do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Padre Newton Pereira. Neste estudo foi proposta a insero da temica ambiental, em sala de aula, permeando o conteo programico, tendo como ponto de partida a realidade local e utilizando os elementos disponeis na natureza como ferramentas educacionais. Durante o desenvolvimento das atividades os alunos receberam informaes conceituais acerca do tema abordado e desenvolveram atividades licas, trabalhando com oficinas e passeios voltados para o ecossistema manguezal. Por meio desta expericia, verificou-se a necessidade e a potencialidade da realizao de atividades voltadas para a Educao Ambiental no bito das instituies educacionais. Como resultado possibilitou-se um campo de discuss com maior engajamento dos estudantes e constatou-se o desenvolvimento de uma vis holtica, sobre o assunto e compreens de conceitos integradores. Constatou-se tamb um maior estulo por parte dos estudantes, dessa forma, maior predisposio em mudar concepo e comportamentos em relao ao meio que os cerca.

Palavras-chave: Manguezal; Educao Ambiental; Escola.

MANGUEZAL AS AREAS OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN A SCHOOL OF FUNDAMENTAL EDUCATION OF THE PUBLIC NETWORK OF SAO LUIZ, MARANHAO, BRAZIL

ABSTRACT

The mangrove ecosystem presents a confirmed importance, however, there is a growing degradation of the fauna and flora of this environment, caused by landfills, residues, real estate speculation, among other factors. Aware of the implications of these actions, the present work aims to contribute to the minimization of these impacts and presents an experience in Environmental Education with fourth grade students of the Elementary School of the Integrated Unit Padre Newton Pereira. In this study it was proposed the insertion of the environmental theme in the classroom, permeating the programmatic content, starting from the local reality an using the elements available in nature as educational tools. During the development of the activities, the students received conceptual information about the theme covered and developed play activities, working with workshops and walks focused on the mangrove ecosystem. Through this experience, it was verified the need and potentiality of the accomplishment of activities directed to Environmental Education within the scope of educational institutions. As a result, a field of discussion with a greater engagement of students was made possible, and a holistic view on the subject and comprehension of integrating concepts was verified. There was also a greater stimulation by students, thus, a greater predisposition to change conception and behavior in relation to the environment that surrounds them.

Keywords: Mangrove; Environmental Education; School.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v23i2.1823