ABORDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM CONFRESA/MT

  • Cresonice Aparecida Martins dos Santos Figueiredo Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)
  • Thiago Beirigo Lopes Universidade Federal do Mato Grosso
  • Ana Claudia Tassinaffo Alves Universidade Federal do Mato Grosso

Resumo

Para formar cidadãos conscientes sobre o meio ambiente é necessário mais do que informações e conceitos, atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia e no meio social. O estudo teve como objetivo descrever como é abordado o tema Educação Ambiental na Escola Estadual Sol Nascente localizada no projeto de assentamento Confresa Roncador, Setor Palmeira, Zona Rural, situada a 45 km da cidade de Confresa/MT. Para tanto, foi analisado o Projeto Político Pedagógico da escola quanto às indicações sobre o tema Educação Ambiental. Buscou-se verificar também, como são as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, ao se trabalhar o tema Educação Ambiental e, analisando, assim, se a educação escolar exerce atuação na sensibilização da comunidade escolar em relação aos problemas ambientais que os alunos estão imersos. Com o estudo, pôde ser verificado que a comunidade escolar promove ações para promoção da Educação Ambiental, e suas atividades estão em consonância com o PPP da escola. Palavras-chave: Comunidade Escolar; Educação Ambiental; Projeto Político Pedagógico, Transversalidade. APPROACH ON ENVIRONMENTAL EDUCATION IN A CAMP SCHOOL IN CONFRESA/MT ABSTRACT In order to train citizens who are aware of the environment, more than information and concepts, attitudes and values are needed, which will be learned in everyday practice and in the social environment. The objective of this study was to describe how Environmental Education is addressed at the Sol Nascente State School, located in the settlement project Confresa Roncador, Setor Palmeira, in the Rural Zone, located 45 km from the city of Confresa/MT. For that, the School's Political Educational Project was analyzed as to the indications on the theme Environmental Education. It was also sought to verify how are the pedagogical practices developed in the classroom working with the theme Environmental Education, thus analyzing if school education has a role in sensitizing the school community in relation to the environmental problems that students are immersed. With the study, it was verified that the school community promotes actions to promote Environmental Education, and its activities are in line with the PPP of the school. Keywords: School Community; Environmental Education; Political Pedagogical Project; Transversality.

Biografia do Autor

Cresonice Aparecida Martins dos Santos Figueiredo, Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)
Secretaria de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)
Thiago Beirigo Lopes, Universidade Federal do Mato Grosso
Doutorando em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Mestre em Matemática – ProfMat (UFT). Especialista em Matemática (FATED). Licenciado em Matemática (UEPA). Atualmente é professor EBTT de Matemática do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Confresa. Também é editor-gerente da Revista PRÁTICA Docente e líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia.
Ana Claudia Tassinaffo Alves, Universidade Federal do Mato Grosso
Doutoranda em Educação em Ciências e matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências – Polo UFMT. Mestre em Ciência de Materiais (UFMT). Especialista em Química (UFLA). Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales) e graduada em Ciências da Natureza com habilitação em Química (UFMT). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa).
Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos