A PERSPECTIVA PRÁTICA DA PEDAGOGIA KANTIANA

  • Renata Cristina Lopes Andrade Unesp

Resumo

Pretendemos analisar a investigação e a exposição da função da perspectiva prática no interior da Doutrina da Educação ou Pedagogia de Immanuel Kant. Nossas análises ocorrerão, em particular, a partir de um exame cauteloso das preleções Sobre a pedagogia. Nesse sentido, questionamos: o que é e qual o papel da educação prática na pedagogia kantiana? Como a formação prática contribui para o objetivo essencial da educação, conforme pensada por Kant, a saber: o alcance da Humanidade. Eis aqui a ocasião, ademais, de análise, de avaliação, de reflexão e de reflexos, de pensamento, de orientação e de promoção, baseados na compreensão dos fundamentos da educação, para outros e diferentes olhares e posturas acerca da educação. Palavras-chave: Kant; Pedagogia; Educação; Educação Prática. PRACTICAL PERSPECTIVE OF KANTIANA PEDAGOGY ABSTRACT We intend to research and expose the function of the practical perspective within the Doctrine of Education or Pedagogy of Immanuel Kant. Our analyzes will take place, in particular, from a careful examination of the Lectures on pedagogy. In this sense, we put: what is and what is the role of practical education in Kantian pedagogy? As practical training contributes to the essential goal of education, as Kant thought, namely: the attainment of Humanity. This is the occasion, besides, of analysis, evaluation, reflection and reflection, thinking, guidance and promotion, based on the understanding of the foundations of education, for other and different views and postures about education. Keywords: Kant; Pedagogy; Education; Practical Education.

Biografia do Autor

Renata Cristina Lopes Andrade, Unesp
Doutora em Educação/Filosofia da Educação (UNESP – Campus Marília). Mestre em Filosofia/História da Filosofia Moderna (UFRGS). Licenciada em Filosofia (UNESP – Campus Marília). Atualmente é pesquisadora dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (UNESP – Campus Assis); Desenvolvimento Sociomoral de Crianças e Adolescentes (UNESP – Campus São José do Rio Preto) e Formação de Professores e Práticas Educativas (UFJATAÍ).
Publicado
2018-12-28
Seção
Artigos