PESQUISA DE CURRÍCULO PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO

Autores

  • Raimundo Nonato Moura Oliveira Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2117

Resumo

Esse estudo, de caráter bibliográfico, na sua centralidade faz uma leitura do conceito de dialética em Marx, analisa a necessidade e a possibilidade de uma pesquisa crítica de currículo escolar. Parte de alguns dados que mostram, em linhas gerais, resultados da aprendizagem da Educação Básica no Estado do Maranhão, enfatizando a importância de reflexão crítica em torno das experiências curriculares vivenciadas nas escolas, considerando-as do ponto de vista dos baixos resultados alcançados em oposição ao currículo oficial, cuja identificação com as classes dirigentes desconhece e desvaloriza a problemática socioeducacional. Palavras-chave: currículo, pesquisa crítica, método dialético.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato Moura Oliveira, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica/PUC São Paulo. Professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Caxias. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas/GEPEP.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

Oliveira, R. N. M. . (2020). PESQUISA DE CURRÍCULO PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO. PESQUISA EM FOCO, 24(2). https://doi.org/10.18817/pef.v24i2.2117