AS NOTÍCIAS VEICULADAS NO SÍTIO ELETRÔNICO DO IFMA SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (2016-2018)

  • Nadjelena de Araujo Souza UFMA

Resumo

Trata-se de um levantamento das notícias publicadas no sítio institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, no período de 2016 a 2018. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender as ações do IFMA para promover a inclusão de pessoas com necessidades específicas. Para tal estudo, utilizou o método da pesquisa documental, a partir de doze notícias sobre a inclusão. Os autores que ancoram este estudo são: Sassaki (1998; 2005), Carvalho (2005), Mantoan (2003), entre outros. Conclui-se que a instituição investigada tem buscado prover a inclusão de seu público com necessidades específicas, por meio de eventos, competições, desenvolvimento de projetos e de ações voltadas para a reserva de vagas a estudantes com deficiência; oferta de variados atendimentos e recursos diferenciados; curso para profissionais atuarem no atendimento especializado nos processos seletivos; desenvolvimento de pesquisa e extensão para a qualidade da educação de alunos (as) com deficiências. Palavras-chave: Ensino Profissional, Inclusão, Notícias.

Biografia do Autor

Nadjelena de Araujo Souza, UFMA
Mestra em Educação (USP) possui pós-graduação em Docência do Ensino Superior, cursou Pedagogia pela UFMA. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NEPHE).
Publicado
2020-07-24