ALGUNS IMPASSES ACERCA DA DINÂMICA DE SUPERVISÃO DA CLÍNICA PSICANALÍTICA EM UMA UNIVERSIDADE

Autores

  • Wânia Suely Silva

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v17i2.261

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar os impasses acerca da dinâmica de atendimento e supervisão da clínica psicanalítica dentro de uma universidade. A referida clínica se sustenta em sua regra fundamental da associação livre, conduzida pelo fenômeno da transferência, ambos atravessados pela ética do desejo. Estamos apontando com isso que há uma especificidade do campo psicanalítico, que muitas vezes se torna incompatível ao academicismo. Diante da experiência clínica, dentro de uma universidade, lugar destinado a um saber constituído, a um saber-fazer e regido por uma ética tradicional, interrogamos de que modo se torna possível a transmissão da psicanálise em uma instituição acadêmica, tendo em vista que a formação do analista não é acadêmica e o saber em causa é o do inconsciente. Nesse sentido, a prática analítica é orientada pelo não saber por parte daquele que a conduz. A fim de atingir os objetivos apresentados, recorremos à experiência de atendimento no Núcleo de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Maranhão, que conta com a participação de alunos do nono e décimo períodos, sob a supervisão de um professor. Foi ao longo dessa experiência que chegamos a alguns impasses que serão aqui explanados de forma mais interrogativa do que conclusiva.

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Como Citar

Silva, W. S. (2009). ALGUNS IMPASSES ACERCA DA DINÂMICA DE SUPERVISÃO DA CLÍNICA PSICANALÍTICA EM UMA UNIVERSIDADE. PESQUISA EM FOCO, 17(2). https://doi.org/10.18817/pef.v17i2.261

Edição

Seção

Relatos de Casos