ESCOLA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: problematizando as parasitoses intestinais

Autores

  • Jackson Ronie Sá-Silva
  • Maria José Fernandes Porto
  • Carlos Erick Brito de Sousa
  • Fernando Vinícius Pereira de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v18i1.325

Resumo

O estudo descreve as representações sociais de quatro professoras da educação infantil de uma escola municipal de São Luís – MA sobre as parasitoses intestinais. Entrevistas semi-estruturadas foram realizadas com as professoras a partir da apresentação dos índices de positividade dos exames parasitológicos (64,39%) dos estudantes. Utilizando o aporte teórico das Representações Sociais, foram evidenciadas as seguintes categorias: “as parasitoses intestinais são verminoses”; “no ambiente encontra-se todas as condições para a contaminação”; e “a falta de higiene é o principal fator para a aquisição de parasitos intestinais”. Tendo em vista essas percepções, acreditamos que os docentes – utilizando-se de seus conceitos prévios e de conteúdos sistematizados sobre Educação em Saúde – podem atuar na prevenção das parasitoses intestinais ao problematizar e discutir o tema com os alunos.

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Publicado

2010-12-15

Como Citar

Sá-Silva, J. R., Fernandes Porto, M. J., Brito de Sousa, C. E., & Pereira de Almeida, F. V. (2010). ESCOLA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: problematizando as parasitoses intestinais. PESQUISA EM FOCO, 18(1). https://doi.org/10.18817/pef.v18i1.325

Edição

Seção

Artigos

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