v. 21 n. 1 (2016)

Publicado: 2016-07-08

Apresentação

  • Apresentação

    Jackson Ronie Sá da Silva, Weyffson Henrique Luso dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1135

Artigos

  • O USO DE NARRATIVAS E O ENSINO DE BIOLOGIA: ANÁLISE DE UMA CARTA DE CHARLES DARWIN A ALFRED RUSSEL WALLACE

    Mariana Guelero do Valle, Marcelo Tadeu Motokane
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1121
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O PERÍODO DO DEFESO DA PESCA: UMA ABORDAGEM NA ESCOLA E COM FAMILIARES DOS ESTUDANTES DE UMA COMUNIDADE PESQUEIRA DO MARANHÃO, BRASIL

    Lucenilde Carvalho de Freitas, Ana Paula Pereira Viana, Ticianne de Sousa de Oliveira Mota Andrade, Jonatas da Silva Castro, Wanda dos Santos Batista, Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1122
  • EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO DE PREVENÇÃO DAS PARASITOSES INTESTINAIS NO MUNICÍPIO DE GRAJAÚ - MA

    Sâmea Cristina Santos Gomes, Sara Ramos Rodrigues, Antonia Bárbara da Silva, Allanna Keylla Silva Arruda, Níbia Maria da Silva, Rael dos Santos Macedo, Emily Nunes Pereira Lima, Ingredy Elkana Andrade Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1123
  • O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DE SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO POR PROFESSORES DA ZONA URBANA DA CIDADE DE CODÓ-MA

    Maria da Conceição Gomes da Silva, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1124
  • TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS: AS NOÇÕES DOS ESTUDANTES AO EXPLICAREM FATOS DE UMA HISTÓRIA

    Daniela Rodrigues da Silva, José Cláudio Del Pino
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1125
  • CONTRIBUTOS DOS ESTUDOS ÉTICOS DE FOUCAULT PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM PESQUISA

    Sayarah Carol Mesquita dos Santos, Ciro Oliveira Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1126
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA DINÂMICA ESCOLAR EM EGRESSOS DO MOVA

    Claudia Barcelos de Moura Abreu, Lucila Pesce
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1127
  • A VISÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS EM FORMAÇÃO A PARTIR DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

    Cássia Mara Ribeiro de Paiva, Adilson Silva Mello, Vanessa Cristhina Gatto Chimendes, Nicole Cristiane Gica dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1128
  • REPENSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE SUAS BASES EPISTEMOLÓGICAS: DA RACIONALIDADE PRÁTICA À PRÁXIS EDUCATIVA

    Elmo de Souza Lima
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1129
  • A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL NA GESTÃO ESCOLAR EM MACEIÓ-ALAGOAS

    Givanildo da Silva da Silva
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1131
  • PONTOS EXTREMOS DA ILHA DO MARANHÃO: ESTUDOS PRELIMINARES DO ENSINO DE CARTOGRAFIA ESCOLAR POR MEIO DO GOOGLE MAPS E GOOGLE EARTH

    Eric Rommel Ferro da Fonseca Bezerra
    DOI: https://doi.org/10.18817/pesquisa em foco.v21i1.1133

Relatos de Casos

  • A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

    Grigorio Duarte Neto, Greilson José de Lima
    DOI: https://doi.org/10.18817/pef.v21i1.1134