FATORES QUE INFLUENCIAM NA DECISÃO DE COMPRA DE PESCADO NO MERCADO DE PEIXE DE BRAGANÇA - PA

Autores

  • Rafael Christian de Menezes FIGUEIRO Universidade Federal do Pará – UFPA
  • José de Moraes SOUSA Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Elmecelli Moraes CASTRO Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18817/repesca.v7i1.1065

Palavras-chave:

Comercialização, Consumidor, Peixe

Resumo

Em Bragança, a comercialização do pescado é realizada principalmente na feira livre e no mercado municipal. A grande variedade de produtos e a diversidade nos preços se destacam entre os fatores que viabilizam o mercado e a feira livre como importante canal de comercialização. Este trabalho tem como objetivo conhecer o perfil, os hábitos e as preferências do consumidor de pescado comercializado no Mercado e Feira Livre do município de Bragança-PA e, sobretudo compreender os fatores que influenciam na decisão de compra. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma abordagem quantitativa, utilizando-se de estudos bibliográficos, entrevista estruturada e também as análises e resultados dispostos graficamente. Conclui-se que a maioria dos consumidores são do sexo masculino, ganham entre 1 e 3 salários mínimos e que consomem pescado entre 1 e 2 vezes por semana em sua maioria. Os fatores de decisão de compra mais expressivos são preço, qualidade e higiene juntamente com a preocupação em consumir alimentos que além de saborosos, sejam saudáveis. Ficou claro que pesquisas de opinião podem não só esclarecer as dúvidas dos comerciantes a respeito de seu mercado consumidor como também auxiliar na definição de planos e estratégias de comercialização que visem à satisfação dos seus consumidores.

Downloads

Publicado

2016-05-24

Edição

Seção

Artigos