RASTRO E MEMÓRIA EM ANGÚSTIA

Autores

  • Larissa Cristina Viana Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kátia Aily Franco de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O presente artigo busca analisar a evocação das lembranças de Luís da Silva, narrador de Angústia, de Graciliano Ramos. Em se tratando de um herói que narra fatos passados, o intento deste trabalho é averiguar como sua memória se reconstrói à proporção que repassa sua história, tentando compreender quais são os rastros, as marcas do passado que permanecem no presente do protagonista. Para isso, o artigo discute acerca do processo de reconstrução da memória com Halbwachs (2003), Bosi (2007) entre outros, e sobre as ideias de rastro de Walter Benjamin arrazoadas por Ginzburg (2012), Janz (2012) e Gabnebin (2012). À luz de tais discussões, entende-se que a narração faz, principalmente, da amada e desalmada Marina e da “cara balofa” de Julião Tavares lembranças que cultivam um hoje aflito para Luís da Silva. Este evoca um passado que ressignifica o presente, uma vez que determinadas recordações (re)aparecem compondo um novo sentido que alimenta sua vingança contra o rival rico. A vida na antiga vila e as decepções causadas pela antiga noiva aspirante ao luxo constituem lembranças num processo de rememoração que explicam fracasso, vingança e angústia, evidenciando ao leitor os rastros que fazem do protagonista um herói decepcionado, angustiado.

 

Biografia do Autor

Larissa Cristina Viana Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte; mestre em Letras pelo Porgrama de Pós-Graduação em Letras - PPgL - da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; doutoranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - PPGEL - da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Kátia Aily Franco de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2017-07-11

Como Citar

VIANA LOPES, L. C.; FRANCO DE CAMARGO, K. A. RASTRO E MEMÓRIA EM ANGÚSTIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 64–81, 2017. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1307. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE