O USO METODOLÓGICO DA MÚSICA PARA A OTIMIZAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA

Elizeu Arruda de Sousa, Juliana da Conceição Brito

Resumo


 

O presente artigo intitula-se O uso metodológico da música para otimização no ensino de Literatura e tem por objetivo demonstrar a  relevância das ações didáticas criativas com a utilização da música para despertar o interesse dos alunos pela disciplina em menção. Pode-se averiguar que o ensino de Literatura, muitas vezes, está desprovido de criatividade metodológica, não permitindo aos discentes ter uma aproximação consistente com a disciplina. É perceptível, no contexto escolar, que, com certa frequência, o trabalho didático com o texto literário fica limitado a certos procedimentos metodológicos que não envolvem os alunos de maneira que possam despertar interesse dos discentes; vários são os fatores que contribuem para que o ensino de literatura não seja desenvolvido de maneira satisfatória, dentre os quais se destaca a pouca prática de leitura entre os alunos e a ausência de metodologias mais instigantes e estimuladoras da aprendizagem discente. O artigo  pauta-se uma pesquisa bibliográfica, tendo-se respaldo em trabalhos de estudiosos, entre eles podem-se destacar: Bréscia (2003), Silva (2003), Oliveira; Soares (2005), Cosson (2004), Cereja (2005), dentre outros.  Tem-se, ainda,  o relato, na parte final desse artigo, do desenvolvimento das ações metodológicas com o uso da música em uma turma pertencente a uma escola da rede pública estadual da cidade de Caxias-Maranhão.

 

PALAVRAS-CHAVE: Música. Literatura. Metodologias.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v1i1.1321

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Campus Caxias

Departamento de Letras 

ISSN - 2527-1024