O USO METODOLÓGICO DA MÚSICA PARA A OTIMIZAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Elizeu Arruda de Sousa Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA
  • Juliana da Conceição Brito

Resumo

 

O presente artigo intitula-se “O uso metodológico da música para otimização no ensino de Literatura” e tem por objetivo demonstrar a  relevância das ações didáticas criativas com a utilização da música para despertar o interesse dos alunos pela disciplina em menção. Pode-se averiguar que o ensino de Literatura, muitas vezes, está desprovido de criatividade metodológica, não permitindo aos discentes ter uma aproximação consistente com a disciplina. É perceptível, no contexto escolar, que, com certa frequência, o trabalho didático com o texto literário fica limitado a certos procedimentos metodológicos que não envolvem os alunos de maneira que possam despertar interesse dos discentes; vários são os fatores que contribuem para que o ensino de literatura não seja desenvolvido de maneira satisfatória, dentre os quais se destaca a pouca prática de leitura entre os alunos e a ausência de metodologias mais instigantes e estimuladoras da aprendizagem discente. O artigo  pauta-se uma pesquisa bibliográfica, tendo-se respaldo em trabalhos de estudiosos, entre eles podem-se destacar: Bréscia (2003), Silva (2003), Oliveira; Soares (2005), Cosson (2004), Cereja (2005), dentre outros.  Tem-se, ainda,  o relato, na parte final desse artigo, do desenvolvimento das ações metodológicas com o uso da música em uma turma pertencente a uma escola da rede pública estadual da cidade de Caxias-Maranhão.

 

PALAVRAS-CHAVE: Música. Literatura. Metodologias.

Biografia do Autor

Elizeu Arruda de Sousa, Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA

Professor Assistente IV do Departamento de Letras - Centro de Estudos Superiores de Caxias.  Mestre em Estudos Literários-UFPI; Doutorando em História - UNISINOS/RS.

Juliana da Conceição Brito

Aluna do último periodo do Curso de Letras- Habilitação Língua Portuguesa e Literaturas- CESC/UEMA.

Downloads

Publicado

2017-07-11

Como Citar

DE SOUSA, E. A.; BRITO, J. da C. O USO METODOLÓGICO DA MÚSICA PARA A OTIMIZAÇÃO NO ENSINO DE LITERATURA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 126–143, 2017. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1321. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE