“EFEITO DE REAL” VERSUS SOBRENATURAL: UM CONFLITO NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO DA FANTASTICIDADE EM ESFINGE, DE COELHO NETO

Autores

  • Emanoel Cesar Pires de Assis Universidade Estadual do Maranhão-UEMA
  • Andressa Silva Sousa Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Resumo

A partir da noção de efeito de real, marca, segundo Roland Barthes (1971), essencial para os textos realistas, busca-se compreender como a narrativa Esfinge, do escritor caxiense Coelho Neto, utiliza estratégias de descrições do mundo extratextual para, aos poucos inserindo fatos sobrenaturais, construir o que pode se chamar de fantasticidade da obra. Assim, defendemos que a construção do fantástico na obra em análise está atrelada à forma como a narrativa utiliza as referências do mundo real e como elas, por se oporem aos fatos fantásticos da obra, impõem no leitor a solução de uma dúvida. A pesquisa segue os direcionamentos teóricos de Tzvetan Todorov (1975), Antonio Compagnon (2010), David Roas (2014) e Irlemar Chiampi (2015).

Biografia do Autor

Andressa Silva Sousa, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Graduada em Letras e Mestranda em Letras na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Referências

ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

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Publicado

2017-07-11

Como Citar

DE ASSIS, E. C. P.; SOUSA, A. S. “EFEITO DE REAL” VERSUS SOBRENATURAL: UM CONFLITO NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO DA FANTASTICIDADE EM ESFINGE, DE COELHO NETO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 144–161, 2017. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1324. Acesso em: 19 abr. 2024.