E AGORA MARIA?

Autores

  • Raianny Oliveira da Silva Universidade Estadual do Maranhão/CESC
  • Deline Maria Fonseca Assunção Graduação em Letras na Universidade Estadual do Maranhão.

Resumo

Este artigo têm como objetivos analisar as intertextualidades e/ou interdiscursividades encontradas no texto literário Drumundana, de Alice Ruiz, bem como identificar quais os tipos de intertextualidade, os discursos e as relações intertextuais e relações interdiscursivas presentes nele. Para fundamentar nossa pesquisa, adotamos a Análise do Discurso de vertente francesa, essa que procura entender não só a palavra, mas também o contexto social, o espaço em que ocorre o discurso e seus efeitos de sentidos, nos permitindo ser capazes de uma relação mais elucidativa e profunda com a linguagem. Trabalhamos, nesse sentido, com os estudos de Maingueneau (1997; 2005); Orlandi (2005); Cardoso (2005); Costa (2001) e Bakhtin (2000). Tendo em vista os objetivos, nossas hipóteses levantadas foram confirmadas, além da descoberta de outro discurso tal como: o litero-musical. Para as relações intertextuais e relações interdiscursivas constatamos e confirmamos as relações de co-presença, subversão e captação.

 

Biografia do Autor

Raianny Oliveira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão/CESC

Acadêmica de Letras/ Linguística.

Deline Maria Fonseca Assunção, Graduação em Letras na Universidade Estadual do Maranhão.

Mestre em Linguística (UFC)

Doutora em Linguística (UFRJ)

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa: conforme as disposições do autor. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

ASSUNÇÃO, Deline Maria Fonseca, Organização discursiva da festa do Bumba-meu-boi do Maranhão. Fortaleza, 2004, 163 p. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, pp. 279-326.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas, SP: Ed. UNICAMP, 1991.

Downloads

Publicado

2017-07-11

Como Citar

DA SILVA, R. O.; ASSUNÇÃO, D. M. F. E AGORA MARIA?. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 109–125, 2017. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1358. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE