A LITERATURA E O GÊNERO POESIA NO ÂMBITO DO ENSINO INFANTIL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Jucenilton Alves dos Santos

Resumo


RESUMO: A presente pesquisa tem a finalidade de provocar e suscitar, em quem possa lê-la, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica poética/literária dentro das instituições escolares, especificamente na educação infantil. Dessa forma, torna-se relevante uma vez que o interesse pela educação infantil e, em particular, pelo gênero poesia, nos estimula a uma reflexão sobre o momento atual da prática desse gênero na escola de ensino fundamental de nosso país. A poesia vem desempenhando, ao longo da história, um importante papel no desenvolvimento das crianças no que se refere à aprendizagem da leitura e escrita e os processos cognitivos, contribuindo para a aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício pleno da oralidade. Sabe-se que a poesia pode ser uma grande contribuição para tornar a escola mais prazerosa e um ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem. Portanto, o objetivo desse estudo de ordem bibliográfica é investigar as contribuições que o uso da poesia pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e inserir as crianças no universo poético, familiarizando-as com a linguagem poética e com a forma gráfica dos textos poéticos.

 PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Ensino. Educação infantil. Educação Básica.

 


Texto completo:

PDF

Refer?ncias


ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1991.

ALVES, Rubem. Como ensinar o prazer de ler. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, suplemento Sinapse, 30/3/2004 a. Interpretar é compreender. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, suplemento Sinapse, 27/4/2004 b.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed., Rio de Janeiro, LTC, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume I. Brasília, MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume II e III Brasília, MEC/SEF, 1998.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa & GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

VYGOTSKY, Lev (1989). A Formação Social da mente. Editora: Martins Fontes.




DOI: http://dx.doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1450

Apontamentos

  • N?o h? apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Campus Caxias

Departamento de Letras 

ISSN - 2527-1024