A LITERATURA E O GÊNERO POESIA NO ÂMBITO DO ENSINO INFANTIL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Jucenilton Alves dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1450

Resumo

RESUMO: A presente pesquisa tem a finalidade de provocar e suscitar, em quem possa lê-la, a percepção indispensável e necessária para o entendimento do processo e da dinâmica poética/literária dentro das instituições escolares, especificamente na educação infantil. Dessa forma, torna-se relevante uma vez que o interesse pela educação infantil e, em particular, pelo gênero poesia, nos estimula a uma reflexão sobre o momento atual da prática desse gênero na escola de ensino fundamental de nosso país. A poesia vem desempenhando, ao longo da história, um importante papel no desenvolvimento das crianças no que se refere à aprendizagem da leitura e escrita e os processos cognitivos, contribuindo para a aquisição de hábitos e valores indispensáveis ao exercício pleno da oralidade. Sabe-se que a poesia pode ser uma grande contribuição para tornar a escola mais prazerosa e um ambiente mais alegre e favorável à aprendizagem. Portanto, o objetivo desse estudo de ordem bibliográfica é investigar as contribuições que o uso da poesia pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e inserir as crianças no universo poético, familiarizando-as com a linguagem poética e com a forma gráfica dos textos poéticos.

 PALAVRAS-CHAVE: Poesia. Ensino. Educação infantil. Educação Básica.

 

Biografia do Autor

Jucenilton Alves dos Santos, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Coordenador Técnico-Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itiruçu-Bahia. E-mail: jucenilton@gmail.com

 

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1991.

ALVES, Rubem. Como ensinar o prazer de ler. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, suplemento Sinapse, 30/3/2004 a. Interpretar é compreender. São Paulo: Jornal Folha de São Paulo, suplemento Sinapse, 27/4/2004 b.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed., Rio de Janeiro, LTC, 1981.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume I. Brasília, MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Volume II e III Brasília, MEC/SEF, 1998.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa & GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo - poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

VYGOTSKY, Lev (1989). A Formação Social da mente. Editora: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

DOS SANTOS, J. A. A LITERATURA E O GÊNERO POESIA NO ÂMBITO DO ENSINO INFANTIL DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 34–45, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1450. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1450. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE