A ORIENTAÇÃO SOCIAL-POLÍTICA DA PALAVRA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • José Veranildo Lopes da Costa Junior Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1454

Resumo

Este artigo propõe uma revisão teórica sobre a orientação social-política da palavra, partindo da tese de que nenhum discurso é neutro (BAKHTIN, 1995) e que, portanto, todo discurso é social-político e ideologicamente localizado. Para tanto, nos ancoramos em dois textos fundamentais para os estudos linguísticos e discursivos: Bakhtin (1995) e Volochínov (2013), para traçar um paralelo comparativo sobre o modo pelo qual estes dois autores concebem a orientação social-política da palavra. Para fins de aplicação analítica, buscamos aproximar esta revisão teórica do projeto Escola sem Partido, proposta de natureza política que busca limitar a liberdade de ensinar, e obstruir o pensamento crítico e reflexivo. Como resultado de nossas análises, enfatizamos que: a) Bakhtin (1995) e Volochínov (2013) concebem a linguagem como signo ideológico, ou seja, é na palavra que exprimimos as nossas vivências e o modo pelo qual lemos o mundo e b) sinalizamos para a incoerência do Escola sem Partido pela inexistência de um discurso neutro, pois o próprio projeto em questão é um exemplo ideológico e político de como os professores devem se portar em sala de aula. Por fim, como conclusões, argumentamos que o Escola sem Partido é um projeto político, dado que nenhum discurso é neutro e que os princípios propagados por este movimento ferem a autonomia docente e criminalizam o pensamento reflexivo e crítico em sala de aula. 

Biografia do Autor

José Veranildo Lopes da Costa Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

LOPES DA COSTA JUNIOR, J. V.; MAIA FERNANDES BARBOSA, M. do S. A ORIENTAÇÃO SOCIAL-POLÍTICA DA PALAVRA: REFLEXÕES SOBRE A ESCOLA SEM PARTIDO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 46–59, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1454. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1454. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE