OS MECANISMOS ENUNCIATIVOS NO ESTUDO DO GÊNERO CRÔNICA

Autores

Resumo

Este artigo realiza a análise de uma crônica de crítica social, tendo como aporte teórico metodológico o Interacionismo Sociodiscursivo. Destacamos os mecanismos enunciativos que explicitam o jogo de vozes e que configuram o conteúdo temático abordado, considerando o contexto de produção e a arquitetura textual. Por esse viés, evidenciamos as estratégias argumentativas, descrevendo a construção dos mundos discursivos e o papel das vozes e modalizações na crônica “A informação veste hoje o homem de amanhã” de Carlos Eduardo Novaes”. Os resultados da análise fornecem indicações para a construção de uma leitura crítica a partir das operações linguístico-discursivas inscritas no texto.  

Biografia do Autor

José Ricardo Carvalho, Universidade Federal de Sergipe

Professor associado do curso de Pedagogia da UFS-Itabaiana das disciplinas: Linguística Aplicada à Alfabetização, Ensino da Língua Portuguesa, Alfabetização. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1995), graduação em Letras pela Universidade Estácio de Sá (2006), Especialização em Leitura e Produção de Texto (UFF), Especialização e Alfabetização das Classes populares(UFF), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino da língua materna e pesquisa nos seguintes temas: alfabetização e o ensino da ortografia, Pragmática, análise do discurso e produção textual.

Referências

BRONCKART, Jean Paul. Atividades de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sociodiscursivo. (Trad. Anna Rachel Machado). São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean Paul. O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Trad. Anna Rachel Machado, Maria de Lourdes Meirelles Matencio – Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.

FERREIRA. Simone Cristina Salviano. Afinal, o que é a crônica? In: TRAVALLIA, Luiz Carlos[et al.]. Gênero de texto: Caracterização e Ensino. Uberlândia, EDUFU, 2008. p. 347-394.

HABERMAS. Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

MACHADO, Anna Rachel. Colaboração e crítica: possíveis ações do linguista na atividade educacional. In: ABREU-TARDELLI, Lília Santos; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). Linguagem e educação: o ensino e a aprendizagem de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009a. p. 43 a 70.

MACHADO. Anna Rachel; BRONCKART, Jean-Paul. (Re-)configurações do trabalho do professor construídas nos e pelos textos: a perspectiva metodológicado grupo ALTER-LAEL. In: CRISTOVÃO, Vera Lúcia; ABREU-TARDELLI,Lília Santos (Org.). Linguagem e educação: o trabalho do professor em uma nova perspectiva. Campinas: Mercado das Letras, 2009. p. 31-77.

NOVAES, Carlos Eduardo. A cadeira do dentista e outras crônicas. São Paulo: Ática, 1994.

PINTO, José Marcelino de Rezende. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 1995, n.8-9, pp.77-96.Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100007. Acesso em 27.04.2016.

PINTO, Rosalice. Agir e papéis actanciais em um gênero textual multimodal: estudos de caso. Revista Diadorim / Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Volume 16, Dezembro 2014. (0. 140-157) Disponível em: < http://www.revistadiadorim.letras.ufrj.br/index.php/revistadiadorim/article/viewFile/367/324> Acesso em: 15.07.2016.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

NASCIMENTO E SANTOS, A. C.; CARVALHO, J. R. OS MECANISMOS ENUNCIATIVOS NO ESTUDO DO GÊNERO CRÔNICA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 60–74, 2017. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1461. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE