UM DIAGNÓSTICO DOS PERFIS FEMININOS NA ESCRITA DE MARINA COLASANTI POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS MODERNOS

Autores

  • Elizeu Arruda de Sousa Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA
  • Jaira de Moura Cruz Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1468

Resumo

 RESUMO

 

 O presente trabalho possui como objetivo central analisar os perfis femininos, tais como: sonhador/amoroso, inconformista e transgressor, nos contos infanto-juvenis do livro Um espinho de Marfim e outras histórias, de Marina Colasanti. Buscou-se, no decurso do estudo em foco, verificar como os perfis femininos são abordados nos contos e entender os intentos de Marina Colasanti ao produzir os perfis de mulheres nos seus contos. Para a composição desse artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, respaldando-se na leitura de obra e autores vinculados às temáticas que alicerçam o trabalho científico, como Aguiar (2001), Zilberman (2005), Lajolo (2003), Coelho (2003) e Azevedo (2007).

 

PALAVRAS-CHAVE: Contos de fadas.  Análise. Perfis Femininos.

 

Biografia do Autor

Elizeu Arruda de Sousa, Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA

Professor Assistente IV do Departamento de Letras - Centro de Estudos Superiores de Caxias.  Mestre em Estudos Literários-UFPI; Doutorando em História - UNISINOS/RS.

Jaira de Moura Cruz, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Acadêmica do Curso de Letras- Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura- UEMA/Caxias.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

DE SOUSA, E. A.; CRUZ, J. de M. UM DIAGNÓSTICO DOS PERFIS FEMININOS NA ESCRITA DE MARINA COLASANTI POR MEIO DOS CONTOS DE FADAS MODERNOS. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 95–109, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1468. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1468. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE