PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB

Autores

  • Poliana Mendes Martins UnB
  • Michelle Machado de Oliveira Vilarinho UnB

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v1i2.1481

Resumo

O objeto de estudo é apresentação do texto dissertativo aos/às graduandos/as indígenas da UnB, com o objetivo de preparar aula e elaborar material didático sobre o tema. A motivação da pesquisa se dá em razão da dificuldade que os/as estudantes indígenas tem em produzir gêneros acadêmicos. A metodologia utilizada nessa pesquisa é baseada no método descritivo-analítico. Utilizamos como percurso metodológico os procedimentos de: a) elaboração de material didático com estratégias para produção da tipologia dissertativa; b) aplicação do material elaborado em sala de aula; c) avaliação dos resultados. Como resultado, identificamos que a tipologia dissertativa pode ser usada como ferramenta de aprimoramento da prática de produção textual de gêneros acadêmicos.

Biografia do Autor

Poliana Mendes Martins, UnB

Licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB.

Michelle Machado de Oliveira Vilarinho, UnB

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB); licenciada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB; professora adjunta 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB; pesquisadora do Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro LexTerm) da UnB e coordenadora de tutoria do curso de Letras EaD da UnB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Lexicologia, Lexicografia e Terminologia.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

MARTINS, P. M.; VILARINHO, M. M. de O. PRÁTICA DE LETRAMENTO NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO DA TIPOLOGIA DISSERTATIVA PARA ESTUDANTES INDÍGENAS DA UnB. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 125–137, 2017. DOI: 10.18817/rlj.v1i2.1481. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1481. Acesso em: 24 abr. 2024.