A ESTRUTURA “ENTRETANTO” NO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO: DE CONJUNÇÃO ADVERSATIVA A ELEMENTO ATIVADOR DE POLIFONIA

Autores

  • Marcos Antônio da Silva Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Murici

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1533

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de analisar a estrutura linguística entretanto em quatro resumos acadêmicos. Para tal empreendimento, lançamos mão da Teoria da Argumentação na Língua (ANSCOMBRE e DUCROT, 1994) e (DUCROT, 1988). Nessa teoria, esse operador funciona como orientador dos discursos que possibilitam ao leitor produzir determinadas conclusões. A análise realizada no corpus constatou que o uso do operador argumentativo entretanto, no gênero resumo acadêmico, apresenta-se como principal estratégia argumentativa. Além disso, o operador analisado não funciona apenas como elemento de ligação de palavras e orações, mas também ativam pontos de vista diferentes, revelando o posicionamento do locutor responsável pelo texto.   

PALAVRAS-CHAVE: Argumentação. Operador argumentativo. Resumo acadêmico. Polifonia.

Biografia do Autor

Marcos Antônio da Silva, Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Murici

Doutor em Linguística, na área da Semântica Argumentiva. Professor efetivo de Língua Porutuguesa do Instituto Federal de Alagoas, Campus Murici.

Plataforma Lattes

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423295T0

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Publicado

2018-07-31

Como Citar

DA SILVA, M. A. A ESTRUTURA “ENTRETANTO” NO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO: DE CONJUNÇÃO ADVERSATIVA A ELEMENTO ATIVADOR DE POLIFONIA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 25–41, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1533. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1533. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE