AUTORRETRATO FEMININO: UMA LEITURA FILOSÓFICA DO ROMANCE “JORNADA DIABÓLICA” DE KATHLEEN WINSOR

Autores

  • Henderson Bueno Marchiorato Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1565

Resumo

Atualmente a significação social das mulheres vem sendo mundialmente tema para inumeráveis exposições literárias, desde trabalhos acadêmicos até poesias marginais.  Contudo, pensamos existir um nicho particularmente ignorado sobre o assunto: trata-se da literatura romanceada menor, de pouco destaque pela crítica literária, ainda desconhecida do público e que desenvolva a trama tendo a mulher ou a feminilidade como temática central. Mais que isso, trata-se desta literatura preferencialmente segundo a produção por parte de escritoras mulheres. Assim, o objeto deste artigo é o romance da escritora estadunidense Kathleen Winsor intitulado Jornada Diabólica, onde apresenta o mundo feminino em meados do século XX por meio de uma narrativa ficcional. A maneira como abordaremos este objeto será guiada, com a ajuda de alguns pensadores contemporâneos, pela interpretação filosófica dos principais pontos componentes do romance, que pode ser sintetizado como um triangulo amoroso que se passa no inferno. O caráter fantasioso do enredo não nega ou esvazia o sentido realístico que o ser-mulher é trabalhado pela autora; pelo contrário, a metaforização que estabelece o inferno como a região em que tudo acontece representa um artificio literário aproximativo da ideia de inferno ao contexto real. Ou seja: entre a realidade terrena e o inferno há muitas semelhanças, principalmente concernente ao papel da mulher. O principal objetivo deste texto é desenvolver pela argumentação filosófica a verticalização de uma obra aparentemente desimportante, assim demonstrando que mesmo a literatura fantástica de pouca expressão tem muito a contribuir sobre temas atuais, como o caso da performance social da mulher.

Biografia do Autor

Henderson Bueno Marchiorato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Filosofia pela PUCPR. Atua principalmente na pesquisa interdisciplinar entre literatura, filosofia e tecnologia.

Referências

MEIRELES, Cecília. Precursoras brasileiras. In: MEIRELES, Cecília. Crônicas de Viagem I. - 3ª edição - Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1998, pág. 227-229.

SCHOTT, Robin. Eros e os Processos Cognitivos: uma crítica da objetividade em filosofia. - Tradução de Nathanael C. Caixeiro – Rio de Janeiro: Ed. Rosa dos Tempos, 1996.

WINSOR, Kathleen. Jornada Diabólica. In: WINSOR, Kathleen. As Amorosas. – Tradução de Gilberto Bernardes de Oliveira - São Paulo: Nova Cultural, 1987, pág. 9-185.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

MARCHIORATO, H. B. AUTORRETRATO FEMININO: UMA LEITURA FILOSÓFICA DO ROMANCE “JORNADA DIABÓLICA” DE KATHLEEN WINSOR. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 224–243, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1565. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1565. Acesso em: 25 abr. 2024.