CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: O QUE DIZEM OS MARANHENSES SOBRE SUA FALA

Autores

  • Antonio Luiz Alencar Miranda Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. / Centro de Estudos Superiores de Caxias, CESC.
  • Valdinete Vieira dos Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Frankilson Carvalho da Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1610

Resumo

O estudo das crenças e atitudes vem se destacando no cenário da Sociolinguística Variacionista, pois, por meio desses dados, podemos esclarecer fenômenos não explicáveis pelo contexto linguístico e social. Dentro desse conjunto, outro fator é de suma importância para a análise de fatos voltados para a linguagem: as atitudes valorativas que cada falante assume frente à sua fala. Por essas razões, optamos como objeto de estudo as crenças e atitudes dos falantes da cidade de Caxias-MA, com os objetivos de pesquisar as crenças e atitudes linguísticas dos falantes caxienses em relação a sua língua. O corpus do trabalho constitui-se de registros orais coletados, por meio de entrevistas face a face, e que faz parte do projeto Atitudes Linguísticas dos falantes do Maranhão (ALFMA), com os informantes estratificados por sexo, faixa etária e nível de escolaridade. Ao todo, analisamos 36 entrevistas, tendo como base teórica, entre outros, os trabalhos Labov (2008), Weinreich, Labov e Herzog (2006), Tarallo (1990), Lambert & Lambert (1975), Lambert (1967), Bagno (1999), Miranda (2014). Os resultados da pesquisa apontam para crenças e atitudes positivas em favor da língua falada por maranhenses e indicam os homens, a menor faixa etária e a menor escolaridade como as que avaliam que os maranhenses falam o melhor português.

 

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística. Crenças e atitudes. Variação. Mudança.

Biografia do Autor

Antonio Luiz Alencar Miranda, Universidade Estadual do Maranhão, UEMA. / Centro de Estudos Superiores de Caxias, CESC.

Departamento de Letras da UEMA/CESC. Mestre em Letras:(Ciência da Literatura), concentração em Semiótica - UFRJ. Doutor em Linguística - UFRJ.

Valdinete Vieira dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Letras/Inglês pelo Centro de Estudos Superiores de Caxias, CESC-UEMA

Frankilson Carvalho da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Letras/Inglês pelo Centro de Estudos Superiores de Caxias, CESC-UEMA.

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é como se faz. São Paulo: Loyola, 1999.

BARBOSA, Gabriela de Campos. Atitudes linguísticas e identidade na fronteira Brasil-Colômbia. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Linguística): Faculdade de Letras/UFRJ, Rio de Janeiro, 2004.

CARGILE, Aaron C. GILES, Howard et al. Language attitudes as a social process: A conceptual model and new directions. Language & Communication, Vol. 14, No. 3, pp. 211-236, 1994

CYRANKA, Lucia Furtado de Mendonça. Atitudes linguísticas de alunos de escolas públicas de Juiz de Fora. Dissertação de Mestrado: UFF, 2007.

Da HORA, Demerval. Atitude do falante em relação à variação fonológica: uma atitude consciente? II Congresso Internacional de Linguística Histórica. (UFPB/CNPq) 07 a 10 de Fevereiro de 2012.

GUEDELHA, Carlos Magalhães. Crenças e atitudes: um estudo dialetológico. FAPEA. Estado do Amazonas.

LABOV, Wiliam. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LAMBERT, W. E. A social psychology of bilingualism. Journal of social Issues, 23,91-109, 1967.

LAMBERT, William W.; LAMBERT, Wallace E. Psicologia social. 4 ed. revista e ampliada. Trad. Dante Moreira Leitel. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MARTINS, Germano Ferreira. A alternância Tu/Você/Senhor no município de Tefé – Estado do Amazonas. Dissertação de Mestrado. Instituto de Letras / Universidade de Brasília, 2010.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 2. ed. São Paulo: Ática, 1990.

WEINREICH, Uriel; LABOV, William; HERZOG, Marvin. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. São Paulo: Parábola, 2006.

Downloads

Publicado

2018-07-31

Como Citar

MIRANDA, A. L. A.; VIEIRA DOS SANTOS, V.; CARVALHO DA SILVA, F. CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS: O QUE DIZEM OS MARANHENSES SOBRE SUA FALA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 112–128, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1610. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1610. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE