EXPERIÊNCIAS URBANAS E MEMÓRIAS EM MÃOS DE CAVALO, DE DANIEL GALERA

Autores

  • Caio Silva Carvalho UEMA CAMPUS TIMON
  • Silvana Maria Pantoja dos Santos Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon; Universidade Estadual do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i1.1611

Resumo

O espaço literário não é meramente um elemento que completa a narrativa, mas é algo dotado de complexidades que completam a identidade dos personagens, bem como o significado de um enredo. A memória, por sua vez, se encarrega de guardar as emoções, sentimentos, particularidades dos personagens. Diante disso, o presente trabalho objetiva analisar a relação entre memória e experiência urbana na obra Mãos de Cavalo, do escritor Daniel Galera, a partir dos lugares de referência. Temos como referências básicas os seguintes pressupostos teóricos: no que se concerne à memória, adotamos o pensamento de Maurice Halbwachs (2006), Jacques LeGoff (1996), Ecléa Bosi (2003); quanto ao espaço, amparamo-nos na visão de Osmar Lins (1976) e Oliveira e Santos (2001). Assim, o entrelace entre a memória dos personagens da trama com os espaços de vivências, suscita a valorização dos lugares da cidade que guardam histórias individuais e coletivas.

Biografia do Autor

Caio Silva Carvalho, UEMA CAMPUS TIMON

Graduando do Curso de Letras da UEMA Campus Timon; Pesquisador de Memória e Espaço na Literatura - PIBIC/FAPEMA; Integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Literatura e Linguagem - LITERLI; Integrante do Grupo de Pesuisa TOPUS;

Silvana Maria Pantoja dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão - Campus Timon; Universidade Estadual do Piauí.

Professora Doutora de Literaturas de Língua Portuguesa - UEMA/UESPI; E do mestrado acadêmico - UEMA/UESPI. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Literatura e Linguagem - LITERLI.

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARBIERI, Cláudia. Arquitetura literária: sob a composição do espaço narrativo. In: BORGES FILHO, O.; BARBOSA, S. (Orgs.). Poéticas do espaço literário. São Carlos, São Paulo: Claraluz, 2009, p. 105-126.

BERGSON, Henry. Matéria e Memória: Ensaios sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: A teliê Editorial, 2003.

GALERA, Daniel. Mãos de Cavalo. São Paulo: Companhia das Letras, 2010

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice , 1990

JOSÉ, Elias. Memória, cultura e literatura: o prazer de ler e recriar o mundo. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2012.

LEGOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. 4 ed. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 1996.

LINS, Osmar. Lima Barreto e o Espaço Romanesco. São Paulo: Ática. 1976

SANTOS, Luís Alberto Brandão e OLIVEIRA, Silvana Pessoa de. Sujeito, Tempo e Espaços Ficcionais: introdução à teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço e Tempo: Globalização em Meio - Técnico – Científico – Informacional. São Paulo: Huatea, 1994.

SANTOS, Silvana Maria dos Pantoja dos. Literatura e Memória Entre os Labirintos da Cidade: Representações na Poética de Ferreira Gullar e H. Dobal. São Luís: Editora UEMA, 2015.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-07-31

Como Citar

CARVALHO, C. S.; PANTOJA DOS SANTOS, S. M. EXPERIÊNCIAS URBANAS E MEMÓRIAS EM MÃOS DE CAVALO, DE DANIEL GALERA. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 129–139, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i1.1611. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1611. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE