CONEXÕES ENTRE LÍNGUA E IDENTIDADE: UM OLHAR ACERCA DOS ESTUDOS DE LABOV EM MARTHA´S VINEYARD, E A RELAÇÃO ENTRE O NEGRO E A LINGUAGEM EM FRANTZ FANON

Autores

  • Airton Santos de Souza Junior Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1689

Resumo

Considerando ser o fenômeno da linguagem um repositório de valores e significados culturais conforme pontua Stuart Hall (2016), o presente estudo tem por objetivo demonstrar a existência de uma relação íntima entre língua e identidade, partindo para isso dos trabalhos de Labov (2008) desenvolvido no período de 1991/1992 na ilha de Martha´s Vineyard, e Frantz Fanon (2008) acerca da relação entre o negro e a linguagem abordada em um dos capítulos da obra Pele negra, mascara branca. Toma-se como aporte para as discussões os estudos de Bauman (2005), Fanon (2008), Gusdorf (1976), Hall (2006) (2016), Labov (2008) e Lott (2013). De modo, que pôde-se, portanto perceber que as fronteiras que segregam o estudo da língua e da identidade são consideravelmente tênues, tendo em vista que também as marcas identitárias encontram-se abrigadas/resguardadas na língua. Sendo assim, tornou-se possível constatar que de fato há uma relação íntima entre língua e identidade evidenciada tanto em Labov (2008), quanto em Fanon (2008), aonde respectivamente, o processo de centralização dos ditongos /ay/ e /aw/ representa um movimento de resistência e preservação de uma identidade linguística, e a apropriação da língua francesa por parte do negro antilhano muito mais que a tomada de um novo código linguístico, representa a tentativa de ocupar uma cultura e identidade privilegiada.

Biografia do Autor

Airton Santos de Souza Junior, Universidade Federal do Acre - UFAC

Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras: linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre (UFAC), bolsista Capes, possui graduação em Letras Português e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Acre. Foi durante três anos bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq, com foco na área de Linguística-Dialetologia, também bolsista (Voluntário) do Programa de Educação Tutorial em Letras (PET-Letras) pela Universidade Federal do Acre, com foco na área de Literatura, e por ainda, bolsista do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID/UFAC) durante um ano e três meses (2014/2015) trabalhando com oficinas em torno do texto dissertativo-argumentativo, junto à alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Lourival Pinho no município de Rio Branco- AC. Possui experiência na área de Letras com interesse nos campos dos Estudos Linguísticos e Literários.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2005.

CAMACHO, Roberto Gomes. Da linguística formal à linguística social. São Paulo: Parábola, 2013.

CARTE de la baie du Massachusetts. [S.I], 2005. Disponível em: < https://fr.wikipedia.org/wiki/Baie_du_Massachusetts#/media/File:Cape_Cod_Bay_map.png> Acesso em: 16 ago. 2018.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Trad. de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

GUSDORF, George. A fala. Trad. João Morais Barbosa. Paris: Universitaires de Frances, 1976.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

__________. Cultura e Representação. Trad. Daniel e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

IVIC, Ivan; Edgar Pereira Coelho (org). Lev Semionovich Vygotsky. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LOTT, Tiago Horácio. Ngugi wa Thiong’o: a literatura afroeuropeia e a escritura em gikuyu. Rónai: revista de estudos clássicos e tradutórios – 2013 v1. N.2 p. 119-130.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Rita Correia Guedes. Paris: Les Éditions Nagel, 1970.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 1986.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

SANTOS DE SOUZA JUNIOR, A. CONEXÕES ENTRE LÍNGUA E IDENTIDADE: UM OLHAR ACERCA DOS ESTUDOS DE LABOV EM MARTHA´S VINEYARD, E A RELAÇÃO ENTRE O NEGRO E A LINGUAGEM EM FRANTZ FANON. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 199–212, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1689. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1689. Acesso em: 29 mar. 2024.