APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Thalita Maria Lucindo Aureliano
  • Kátia Araújo de Lima
  • Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v2i2.1692

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo geral fazer um estudo comparativo do uso do gesto de apontar executado pelas crianças, e sua relação com a produção vocal infantil, em cenas de atenção conjunta. Desta forma, buscamos investigar a tipologia de emergência dos gestos de apontar nas díades selecionadas, tomando como aparato teórico o Tomasello (2003): que afirma haver um período de desenvolvimento cognitivo intenso das crianças a partir dos nove meses. Metodologicamente trabalhamos com duas díades mãe-bebê, que fazem parte do corpus publicado do em 2 momentos distintos aos 9 e 15 meses. Após as análises percebemos o caráter fundamental do apontar e sua mudança de função, onde o mesmo transita de elemento da comunicação para elemento comunicador, assim como podemos constatar que a concomitância gesto/fala evolui com o crescimento dos bebês.

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

AURELIANO, T. M. L.; DE LIMA, K. A.; CAVALCANTE, M. C. B. APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL: UM ESTUDO COMPARATIVO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 33–52, 2018. DOI: 10.18817/rlj.v2i2.1692. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1692. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - TEMÁTICA LIVRE