APRESENTAÇÃO

  • Rita Aparecida Coelho Santos UNEB
  • Kelio Junior Santana Borges IFG
  • Lígia Vanessa Penha Oliveira UEMA

Resumo

A Revista de Letras Juçara, periódico eletrônico editado pelo curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/Campus Caxias, no seu V.03 N. 01, traz artigos que investigam as temáticas do seu escopo, ou seja, os estudos linguísticos e literários. O Dossiê que dessa edição, organizado pelo Profº. Me. Kelio Junior Santana Borges - IFG e pela Profª. Drª Rita Aparecida Coelho Santos – UNEB - Cátedra Fidelino de Figueiredo/IC, traz uma seleção de expressivos trabalhos em torno do tema O universo literário infantojuvenil: teoria, crítica e recepção.

Biografia do Autor

Rita Aparecida Coelho Santos, UNEB

Doutorado em Literatura Comparada, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com a tese Velhice e Morte nas Constelações de Oríon e Gémeos, de Mário Cláudio. Obteve seu título de Mestre em Literatura e Diversidade Cultural, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com dissertação sobre a poesia de Lya Luft. É especialista em Literatura Brasileira, pela Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), onde foi professora de Metodologia do Ensino de Português. Professora Assistente na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde 1997, tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas em Língua Portuguesa, especialmente a brasileira e a portuguesa. Fundadora da Cátedra Fidelino de Figueiredo, na Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, à qual está sob a sua direção desde junho de 2013, coordena as atividades do Gabinete Português de Leitura de Salvador, sendo responsável pela revitalização da Casa Fernando Pessoa. Participa como pesquisadora-colaboradora no CLEPUL (Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa). Atualmente privilegia enfoques críticos sobre a Narrativa Contemporânea Portuguesa dos séc. XX e XXI, Relações Luso-Brasileiras, Ensino de Literatura, relações morte e escrita, memória, velhice e experiência artística. 

Kelio Junior Santana Borges, IFG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG. Mestre em Letras e Linguística (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2009). Autor da Dissertação intitulada "Fios de vida. Tramas de história: a ficção de Lygia Fagundes Telles". Licenciado em Letras com habilitação em Português pela UFG (2005). Professor do Instituto Federal de Goiás - Campus Aparecida de Goiânia. Membro do Grupo de Pesquisa Internacional ?Rede de Estudos de Língua Portuguesa ao Redor do Mundo ? RELPMUND (CNPq) e Bolsista da CAPES-Doutorado Sanduíche -Università degli Studi Roma Tre - Roma, Itália.

Lígia Vanessa Penha Oliveira, UEMA

Mestra em Letras, com área de concentração em Literatura, Memória e Cultura, linha de pesquisa: Literatura, Memória e Relações de Gênero, pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano/IESF, Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português/ Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Habilitada Profissionalmente para Magistério de 1º Grau de 1º à 4º séries do Ensino de 2º Grau, pelo Colégio São Raimundo/CSR.

Publicado
2019-08-15