DROP PAINTING: UM CASO DE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO BILÍNGUE

  • Isabela Vieira Barbosa FURB
  • Caique Fernando da Silva Fistarol FURB

Resumo

Esse artigo visa discutir reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma experiência interdisciplinar em uma Escola que possui a organização do currículo a partir do ensino bilíngue. Esta escola trabalha os planejamentos com ênfase na interdisciplinaridade e esta pesquisa pauta-se por meio de um estudo de caso entre os componentes curriculares de Arts e a língua inglesa. Para este estudo de caso, optou-se pela observação das ações decorrentes das atividades de uma sequência didática planejada para duas turmas de primeiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Particular bilíngue de Santa Catarina. A análise dos dados gerados ocorreu por meio da perspectiva histórico-cultural com pressupostos da interdisciplinaridade. Os dados apontam que a sequência didática possibilitou desenvolver práticas pedagógicas que enriqueceram o aprendizado e estímulo em língua inglesa e ampliaram a bagagem cultural dos estudantes. E essas práticas pedagógicas trabalhadas em uma perspectiva interdisciplinar bilíngue possibilitam o ensino integrado, não fragmentado em uma perspectiva de aprendizagem conceitual atrelado ao desenvolvimento linguístico.

Biografia do Autor

Isabela Vieira Barbosa, FURB

Mestra em Educação pela FURB. Possui Pós-Graduação em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes e especialização em Gestão Educacional pela UNIASSELVI. Possui graduação em Pedagogia pela Univali.

Caique Fernando da Silva Fistarol, FURB
Mestre em Educação pela FURB. Professor de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Blumenau/SC. Atualmente, está como Coordenador do Ensino Bilíngue  e de Língua Inglesa da Rede Municipal de Ensino  de Blumenau/ SC.
Publicado
2019-12-31