ALGUNS PONTOS COINCIDENTES ENTRE O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E O PENSAMENTO DE DARIO VELLOZO NA REVISTA O CENÁCULO

  • Isabela Melim Borges UFSC

Resumo

A virada do século XIX para o XX foi um momento profícuo no campo da intelectualidade brasileira, mais precisamente na área literária que se via impregnada de muitas filosofias importadas. Majoritariamente o Positivismo de Auguste Comte ocupava esse espaço. Foi com essa filosofia que Dario Vellozo dialogou, sobretudo na sua prosa. Para além do ocultismo presente na sua vasta obra, Vellozo manteve o Positivismo em alto grau nas suas produções. O presente artigo discute alguns desses diálogos, evidenciando a filosofia francesa nos principais escritos de Dario Vellozo, na revista O Cenáculo. Este texto propõe iluminar o mosaico que era o intelectual fundador do Instituto Neo-Pitagórico.

Biografia do Autor

Isabela Melim Borges , UFSC

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em literatura brasileira também pela UFSC, assim como o Bacharelado e a Licenciatura.Tem experiência na área de Letras, atuando, principalmente, nos seguintes temas: poesia, história literária, literatura brasileira, teoria literária, história das ideias, ensino/aprendizagem da literatura com uso de ferramentas digitais ( DLNotes e Aoidos). Integrante do Núcleo de Pesquisa em informática, literatura e linguística (NuPILL), editora- chefe da revista Texto Digital. Integrante do projeto de extensão "Procura-se um leitor", desenvolvido com alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio do Colégio de Aplicação da UFSC.

Publicado
2020-07-06
Como Citar
Melim Borges I. ALGUNS PONTOS COINCIDENTES ENTRE O POSITIVISMO DE AUGUSTE COMTE E O PENSAMENTO DE DARIO VELLOZO NA REVISTA O CENÁCULO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, v. 4, n. 1, p. 250-267, 6 jul. 2020.
Seção
Dossiê Temático