O PERCURSO DA FORMAÇÃO DA LEITURA E LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: UMA NOVA PERSPECTIVA A PARTIR DE MONTEIRO LOBATO

Autores

  • Renata Toigo PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18817/rlj.v3i1.1911

Resumo

A literatura infantil está cada vez mais presente na sociedade contemporânea, ganhando visibilidade no âmbito dos estudos acadêmicos e manifestando-se nas relações culturais dos mais variados territórios. É preciso entender que a literatura infantil não surge como arte criada para deleite e formação do leitor infantil, mas de um longo processo de construção histórica. É no mundo contemporâneo que a literatura infantil ganha produção diversificada com qualidade ética e estética, bem como estudos e crítica literária. Para entender esse processo percorrido pela literatura infantil, faz-se necessário olhar para o percurso histórico e entender como se deu o processo de emancipação, principalmente o papel de Monteiro Lobato para com a literatura infantil, que por muito tempo foi subjugada a um subsistema literário. É Monteiro Lobato quem começa a romper com as amarras europeias e lança uma nova literatura que, por um lado, interpreta a sociedade brasileira e, por outro, está apoiada na fantasia.

Biografia do Autor

Renata Toigo, PUCRS

Mestra em Letras - Teoria da Literatura PUCRS (2019). Especialista em Literatura Brasileira PUCRS (2016). Graduação em LETRAS - PUCRS (2005). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em formação de leitores e literatura infantil.

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Publicado

2019-08-15

Como Citar

TOIGO, R. O PERCURSO DA FORMAÇÃO DA LEITURA E LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: UMA NOVA PERSPECTIVA A PARTIR DE MONTEIRO LOBATO. REVISTA DE LETRAS - JUÇARA, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 175–193, 2019. DOI: 10.18817/rlj.v3i1.1911. Disponível em: https://ppg.revistas.uema.br/index.php/jucara/article/view/1911. Acesso em: 28 mar. 2024.