POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BAHIA

Autores

  • Benedito Eugenio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fernando Silva Andrade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1496

Resumo

RESUMO Nos últimos anos foram implantadas no país muitas políticas de promoção da igualdade racial. Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar as ações e políticas de promoção da igualdade racial implementadas pela Prefeitura de Jequié - BA, materializadas na criação do Núcleo de Estudo das Culturas Africana e afro-brasileira na rede municipal de educação. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. Os dados foram construídos por meio de entrevistas e análise documental. As conclusões assinalam que o Núcleo de Estudo das Culturas Africana e Afro-brasileira representou um avanço significativo tanto para implementação da Lei 10639/2003 no município de Jequié quanto para mudanças de atitudes e comportamentos por meios das ações desenvolvidas. Palavras-chave: Igualdade racial; Políticas públicas; Relações raciais.

Biografia do Autor

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programas de Pós-Graduação em Relações Étnicas (PPGREC) E Ensino (PPGEn). Jequié – BA, Brasil.

Fernando Silva Andrade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduado em Pedagogia e Especialista em Antropologia (UESB). Servidor na Prefeitura Municipal de Jequié - BA, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Eugenio, B., & Andrade, F. S. (2017). POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ-BAHIA. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1496

Edição

Seção

Artigos