POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES APONTADAS PELOS ACADÊMICOS AO AVALIAR O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EAD DO IFMT

Autores

  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Silva de Assis Instituto Federal de Mato Grosso
  • Eniz Conceição Oliveira Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)
  • José Claudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1500

Resumo

RESUMO O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções dos acadêmicos sobre o andamento do curso de Licenciatura em Química, ofertado na modalidade da Educação a Distância (EaD), pelo Instituto Federal de Mato Grosso Campus Cuiabá-Bela Vista. Realizado durante o primeiro semestre de 2017, esta pesquisa caracteriza-se como levantamento descritivo e exploratório, cuja abordagem é qualitativa. Dos 361 acadêmicos matriculados no curso neste período, participaram voluntariamente da pesquisa 57 deles. O instrumento utilizado para coletar dados foi um formulário eletrônico, via Google Drive, contendo quatro questões abertas. As informações coletadas foram analisadas por meio da técnica análise de conteúdo. As limitações/dificuldades encontradas no decorrer do curso foram: compreender conceitos, falta de comunicação com professores e tutores de forma online e falta de momentos presenciais. Já como potencialidades, os acadêmicos citaram: a flexibilidade de horário, a acessibilidade, a autonomia e o incentivo a pesquisa. A identificação de limitações e potencialidades deste curso poderá contribuir para que outros cursos de licenciatura em química em EaD avaliem seus desempenhos, utilizem aspectos que deram certo e evitem os não favoráveis. Estes aspectos positivos e negativos relacionados a cursos em EaD precisam ser discutidos e aprofundados por gestores e professores formadores dessa modalidade de ensino. Palavras-chave: Avaliação; educação a distância; formação de professores.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Brasil.

Aline Silva de Assis, Instituto Federal de Mato Grosso

Especialização em Ensino de Ciências (IFMT). Professora da Rede Estadual de Educação (SEDUC/MT). Instituto Federal de Mato Grosso, Brasil.

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES)

Doutorado em Química (UFRGS). Pós-doutorado em andamento (Universidade de Aveiro). Professora da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) e orientadora nos PPGEnsino e Ensino de Ciências Exatas da UNIVATES, Brasil.

José Claudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado em Ensino de Química (Universidade de Aveiro). Professor do PPGEnsino da UNIVATES e do PPGQVS da UFRGS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. E-mail: delpinojc@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Leão, M. F., Assis, A. S. de, Oliveira, E. C., & Del Pino, J. C. (2017). POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES APONTADAS PELOS ACADÊMICOS AO AVALIAR O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM EAD DO IFMT. PESQUISA EM FOCO, 22(2). https://doi.org/10.18817/pef.v22i2.1500

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)