FORMAÇÃO CONTINUADA INTERGERACIONAL: DESAFIOS E PROPOSTAS GERONTAGÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.18817/pef.v17i1.211Resumo
Este artigo trata sobre uma temática relevante e pertinente ao contexto social, tendo como objetivo a construção do perfil dos idosos que participam do Programa de Alfabetização no Centro de Convivência da Cohab, em Caxias-MA, a fim de propor atividades gerontagógicas que possam viabilizar a melhoria do processo de alfabetização, norteado pela concepção de formação continuada intergeracional, a Pedagogia de Paulo Freire e estudiosos de gerontagogia, dando ênfase à metodologia dialógica e proativa, dentro de uma nova abordagem pedagógica: a Gerontagogia, a qual esta voltada para a educação da pessoa idosa. A investigação tem como referência uma abordagem quanti-qualitativa, adotando a modalidade de pesquisa exploratória e descritiva, utilizando os instrumentos, questionário e observação; Os resultados obtidos revelam o seguinte perfil dos idosos: a maioria é analfabeta; oriundos da zona rural; sustentam suas famílias com a única fonte de renda (aposentadoria); residem com filhos ou criam netos; enfrentam confrontos no cotidiano nas relações inter-pessoais e intergeracionais; demonstram que não são conhecedores da totalidade dos seus direitos garantidos no Estatuto. Isto posto, aborda-se a necessidade do preparo dos professores para atuarem nas turmas de alfabetização de jovens, adultos e idosos numa relação intergeracional através de projetos e atividades interativas na escola e nos demais espaços educativos, alicerçada na contribuição da Pedagogia na Gerontologia, a partir dos novos paradigmas sobre o envelhecimento, no intuito de contribuir com a formação continuada da categoria em apreço.Downloads
Publicado
2008-07-12
Como Citar
Serra, D. (2008). FORMAÇÃO CONTINUADA INTERGERACIONAL: DESAFIOS E PROPOSTAS GERONTAGÓRICAS. PESQUISA EM FOCO, 17(1). https://doi.org/10.18817/pef.v17i1.211
Edição
Seção
Artigos